Sacerdote açoriano foi investido esta segunda feira numa eucaristia presidida pelo vigário patriarcal em Israel
O Pe Jacinto Bento, da diocese de Angra, é o novo cónego do Santo Sepulcro de Jerusalém depois de ter sido nomeado pelo administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém.
A investidura de cónego teve lugar esta segunda feira, na Eucaristia presidida pelo vigário patriarcal em Israel, o bispo D. Jacinto Boulos Marcuzzo, numa celebração participada por 51 peregrinos, entre os quais os padres Fernando Cardoso da diocese de Lamego e Jorge Miguel, da diocese de Viseu.
Pelo Decreto N. 9/2017, de 27 de fevereiro de 2917, o Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, o Arcebispo Pierbatista Pizzaballa, nomeou o Pe. Jacinto Bento Cónego do Santo Sepulcro de Jerusalém, no contexto do seu trabalho pastoral desenvolvido ao serviço da divulgação da Terra Santa.
A nomeação foi feita, em comunhão, com o Bispo de Angra , D. João Lavrador, que recentemente, presidiu à Peregrinação Diocesana no âmbito do Jubileu da Misericórdia.
Depois da homenagem do Governo de Israel, no passado mês de novembro, o sacerdote açoriano, pároco de São pedro de Angra e diretor do Serviço Diocesano da pastoral da Mobilidade Humana, voltou a ter o reconhecimento pela dedicação e relação de proximidade com a Terra Santa.
A partir de agora, além de pertencer à Igreja de Angra, pertence à Igreja Mãe de Jerusalém, que já serve há 20 anos.
O pe. Jacinto Bento é o único guia portuguesa creditado no Patriarcado Latino, liderando e orientando inúmeras peregrinações, sobretudo de peregrinos de língua portuguesa.