Património: Igreja prepara roteiros dedicados a Santo António e ao Espírito Santo

Parceria entre Turismo de Portugal e Secretariado Nacional dos Bens Culturais vai ter novos desenvolvimentos. O Roteiro do Espirito Santo passara “necessariamente” pelos Açores.

O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI) e o Turismo de Portugal estão a preparar novos roteiros turísticos e vão destacar os caminhos dedicados a Santo António e ao Espírito Santo, inseridos na temática ‘Portugal – Caminhos da fé’.

 

O projeto tem a designação ampla de “Portugal – Caminhos da fé” e, neste momento, estão a ser preparados os roteiros com os “Caminhos do Espírito Santo” e os “Caminhos Antonianos”.

 

Apesar de estar ainda numa fase “embrionária”, qualquer trabalho sobre o Espirito Santo “não pode deixar de referenciar os Açores” disse ao Portal da Diocese Rui Almeida do SNBCI.

 

“O roteiro do Espirito Santo não pode ignorar os Açores; aliás sem essa referência não seria de todo um roteiro” acrescentou ainda Rui Almeida que garante que o Serviço Diocesano dos Bens Culturais da Igreja irá ser contactado para dar o seu contributo.

 

Estes  dois temas – Santo António e Espirito Santo-  cumprem dois objetivos muito concretos: por um lado do ponto de vista devocional, por serem particularmente importantes do território nacional, e por serem muito importantes para a identidade portuguesa e particularmente representativos no território português, explicou à Agência ECCLESIA Sandra Costa Saldanha, diretora do SNBCI.

 

A responsável destaca que o turismo movimenta “ciclos e fluxos de pessoas muito significativos independentemente das suas motivações” por isso considera que a proposta destes dois novos roteiros encontram base nos “imensos e riquíssimos recursos patrimoniais” que existem em Portugal para além das igrejas, edifícios, pinturas, esculturas, ourivesaria.

 

“Inclui-se aqui também muito património imaterial, festividades, inclusivamente até gastronomia”, exemplifica a diretora do SNBCI destacando a “articulação de várias áreas e de várias matérias” que tornam estes caminhos muito interessantes.

 

Sandra Costa Saldanha não adianta uma data para a publicação dos novos roteiros, mas deseja que “daqui por um ano estivessem concluídos” para que seja possível manter “um ritmo interessante anual de propostas de caminhos de fé”.

 

Este ano, entre maio e junho, o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja e o Turismo de Portugal apresentaram dois roteiros turísticos, dedicados aos Caminhos Marianos e aos Caminhos de Santiago.

 

Para a diretora do SNBCI o património religioso deve ser colocado “à disposição das comunidades em primeiro lugar e permitir que ele seja fruído”, nomeadamente através do turismo.

 

“Uma das formas de se fruir com aquilo que são as características que entendemos de verem ser seguidas nomeadamente porque é preciso compreendê-lo, é preciso percebê-lo, é preciso saber analisá-lo, saber interpretá-lo portanto coloca-lo em benefícios de todos”, precisa.

 

Nesse sentido, esta parceria entre Turismo de Portugal e o SNBCI não pretende apenas apresentar guias mas oferecer “algumas propostas motivacionais, percursos de fé”, revela a entrevistada.

 

Os dois roteiros apresentados têm como temáticas as devoções à Virgem Maria e ao Apóstolo São Tiago, com recurso ao património, a obras de arte, a igrejas e a iconografia que se encontra representada em diversos locais.

 

“Estes dois (roteiros) particularmente têm a mais-valia de destacarem e de mostrarem muitas obras que são seguramente desconhecidas da generalidade das pessoas, não só porque se encontram normalmente fechadas, mas porque de facto nunca foram relevadas, nunca foram destacadas, nunca foram distinguidas”, conclui a diretora do SNBCI.

Scroll to Top