Entrega de cabazes de Natal concretizam a solidariedade dos jovens para com os mais desfavorecidos
Várias dezenas de jovens da Ilha Terceira celebraram a preparação do Natal, tendo em vista os mais pobres numa celebração organizada pelo Grupo Herdeiros da Fé, da Paróquia de São Brás, que regista apenas um ano de existência e teve o apoio da Pastoral Juvenil da Ilha Terceira, informa uma nota enviada ao Igreja Açores. A celebração foi presidida pelo responsável do serviço na ilha, o Pe. Hélder Miranda Alexandre.
“A ideia foi comprometer os grupos com gestos de fraternidade” refere a nota ao informar que, cada grupo levou um cabaz que, depois de abençoado, será distribuído pelos mais necessitados da sua comunidade paroquial.
“Não se pretende atender a todos as necessidades, mas sensibilizar os grupos para o sentido da gratuidade e da caridade”sublinha ainda a nota citando o Papa Francisco na exortação pós-sinodal Christus vivit, 225: “uma oportunidade privilegiada para o crescimento e para a abertura ao dom divino da fé e da caridade é o serviço: muitos jovens sentem-se atraídos pela possibilidade de ajudar os outros, especialmente as crianças e os pobres. Frequentemente, este serviço é o primeiro passo para descobrir ou redescobrir a vida cristã e eclesial. Muitos jovens cansam-se dos nossos programas de formação doutrinal, e mesmo espiritual, e às vezes reclamam a possibilidade de ser mais protagonistas em atividades que façam algo pelas pessoas”.