Pastoral das Migrações promove debate  sobre “Migrar. Um Direito Humano”

Iniciativa tem lugar no próximo dia 9 de maio

 

“Migrar. Um Direito Humano” é o tema que dá o mote ao debate que a Comissão Diocesana da Pastoral da Mobilidade Humana para as Migrações vai promover no dia 9 de maio, no centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

“Nesta conversa, aberta a toda a comunidade, serão refletidos os direitos humanos e o papel das organizações no acolhimento e integração de pessoas migrantes, refugiadas e requerentes de asilo” sublinha a nota.

Com início à 10h00 da manhã, o debate com moderação da diretora do jornal Açoriano Oriental, Paula Gouveia, contará com a participação da diretora da Comissão Diocesana da Pastoral da Mobilidade Humana para as Migrações, Ana Silva; da diretora da Obra Católica Portuguesa para as Migrações, Eugénia Quaresma; do  vice-presidente do Conselho Regional dos Açores da Ordem dos Advogados, Hélder Medeiros e ainda de Joana Amen, vogal da Direção Regional Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses e de Paula Andrade, presidente da Delegação Regional da Associação dos Profissionais de Serviço Social.

Os Açores sempre foram uma região de forte emigração e hoje, acolhem, centenas de imigrantes que procuram nas ilhas uma nova forma de vida.

Segundo os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), residem na Região Autónoma dos Açores aproximadamente 4500 cidadãos estrangeiros, de cerca de 100 nacionalidades, distribuídos pelos 19 concelhos, das nove ilhas do arquipélago. O caso mais paradigmático desta multiculturalidade é o da ilha das Flores, pois em pouco mais de 3500 habitantes, a ilha mais ocidental do arquipélago acolhe 27 nacionalidades diferentes.

A participação no evento “Migrar. Um Direito Humano” é gratuita, mas requer inscrição prévia até ao dia 5 de maio, através do formulário online https://forms.gle/D5a89ocYqhahgYLf6

Scroll to Top