Conferência é desenvolvida pelos dirigentes do Movimento Familiar Nacional por um Lar Cristão
O Serviço Diocesano da Pastoral Familiar promove no próximo dia 11 de outubro uma palestra sobre a sociedade de hoje e os homens e mulheres que cria- reflexos sobre a família.
A iniciativa que decorrre no Centro Pastoral Pio XII em Ponta Delgada, pelas 20h30 está a cargo dos dirigentes nacionais do Movimento Familiar Nacional por um Lar Cristão (MLC) do qual é assistente nacional o Cónego José de Medeiros Constância.
A palestra é aberta ao público em geral e destina-se particularmente a todos os agentes da pastoral familiar local.
O MLC é um movimento de espiritualidade conjugal e familiar, cujo carisma se inspira nos exemplos da Sagrada Família de Nazaré, reflexo da Família Trinitária e modelo perfeito de todas as famílias cristãs.
Ligado à pastoral familiar, o MLC foi fundado por Monsenhor Joaquim Alves Brás em 1962 com a missão de promover a vocação cristã da Família, cimentando no amor os laços naturais que unem as Famílias, para viverem e irradiarem com o seu testemunho de vida, o amor de Cristo pela Igreja, constituindo-se assim em verdadeiras igrejas domésticas.
Implantado em diversas dioceses- Aveiro, Braga, Guarda e Casegas (terra natal do fundador), Coimbra/Figueira da Foz, Funchal, Lisboa, Portalegre/Castelo Branco/Abrantes, Porto e Viseu, e fora de Portugal o Movimento está também implantado em Madrid, e Cabinda/Angola.
Os seus membros procuram atualizar na vida das famílias o espírito e carisma legado pelo seu Fundador: “desenvolver e aprofundar os valores cristãos, na imitação das virtudes da Sagrada Família de Nazaré.
O MLC está estruturado por Dioceses em Núcleos que se reúnem mensalmente para convívio, partilha de vida, reflexão e estudo sobre temas doutrinais, pastorais e de oração.
Além das atividades normais do Movimento, realiza-se, em cada localidade um Retiro Espiritual anual e uma Peregrinação a Fátima, de dois em dois anos, com toda a Família Blasiana (constituída pelas obras fundadas por Monsenhor Alves Brás), para reforço da unidade de espírito eclesial e missão específica.
Os membros de cada Núcleo procuram criar, entre si, laços de sã amizade e confiança mútua, na fé e na caridade cristã, de modo a proporcionar um crescimento humano e espiritual requerendo da parte de todos o respeito profundo pelo modo de ser de cada uma das famílias pertencentes ao Movimento, informa ainda a página do Movimento.
O Movimento por um Lar Cristão é membro da Confederação Internacional de Movimentos de Famílias Cristãs. Esta Confederação, é por sua vez membro consultivo da ONU e do Conselho Pontifício para a Família.