Iniciativa envolve várias áreas do saber com investigadores da diocese de Angra
O Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura vai desenvolver um estudo sobre o Culto ao Divino Espírito Santo, procurando abordar as vertentes popular e erudita desta tradição profundamente enraizada na identidade açoriana.
Numa nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo responsável, Pe Ricardo Tavares, o objetivo é “apreciar como a vida e a obra da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade estão enraizadas na cultura açoriana, e apoiar, a nível formativo, os agentes promotores desse culto secular (Imperadores, Mordomos, Irmãos e sociedade em geral)”.
A decisão resulta de um processo de auscultação feito pelo sacerdote e equipa diocesana em todas as ilhas, baseando-se num inquérito, enviado a todos os sacerdotes diocesanos, sobre as prioridades de ação, entre 2015 e 2019.
“Registou-se uma unanimidade neste tema” adianta a nota sublinhando que “são esperados os contributos de todas as ouvidorias para a formação de um grupo de trabalho”. De resto, a nota destaca a constituição ao nível local de duas equipas nas ouvidorias de São Jorge e Terceira, lideradas pelos padres Ruben Pacheco e Duarte Rosa, respetivamente.
Entre as prioridades de ação esta a “Formação cultural, teológica e litúrgica para Imperadores, Mordomos e Irmãos das festas do Divino Espírito Santo, e sociedade em geral” cuja primeira sessão terá lugar no próximo dia 19 de fevereiro, na Igreja Paroquial de São José, em Ponta Delgada, às 20h00. Esta formação incidirá em temas concretos, a saber: A Cultura das Festas do Divino, por Carolina Dias (Filosofia); A Pessoa do Espírito Santo, pelo Pe. Ricardo Tavares (Bíblia e Teologia); A Liturgia do Culto ao Espírito, pelo Pe Marco Gomes (Liturgia e Teologia) e terminará com um Recital de órgão: Corais do Pentecostes, de J. S. Bach, dirigidos por Isabel Albergaria Sousa.
Simultaneamente, serão realizadas Tertúlias Culturais para Imperadores, Mordomos e Irmãos das festas do Divino Espírito Santo, e sociedade em geral, com a participação do Director Diocesano, nas Velas e Calheta , na ilha de São Jorge, entre 15 e 16 de abril, às 20h00.
Entre as atividades previstas está ainda uma conferência denominada “Cultura e Fé, dois frutos do Espírito Santo”, que será proferida pelo Bispo Coadjutor de Angra, D. João Lavrador, aberta ao público em geral, mas especialmente direcionada para Imperadores, Mordomos e Irmãos das festas do Divino Espírito Santo. Este momento “formativo” terá lugar na Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, a a 7 de julho, pelas 20h00, seguida de Concerto pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada.
Esta conferência coincide também com o arranque das Grandes Festas do Divino Espirito Santo de Ponta Delgada, organizadas localmente pela autarquia.