Delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, D. Carlos Azevedo preside à festa, que assinala também os 300 da erupção vulcânica que arrasou parte da localidade onde se situa a paróquia de São João, no Pico
A paróquia de São João Baptista, na ilha do Pico, assinala no próximo dia 29 de setembro, até dia 1 de outubro o centenário da Imagem de Nossa Senhora do Rosário que se venera nesta Igreja.
A festa com uma vertente religiosa e cultural, será presidida pelo bispo D. Carlos Azevedo, Delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, agora um dos dicastérios romanos, e tem como ponto alto a Missa Solene, no dia 1 de outubro, às 16h00, seguida de procissão e bênção das embarcações dos pescadores, pelo centésimo ano consecutivo.
” Esta celebração anual dá lugar à maior e mais solene festa paroquial, numa freguesia dita rural e piscatória” sublinha uma nota enviada ao Igreja Açores pelo Pároco, padre Pedro Carvalho.
“Terra sofrida pelas erupções vulcânicas, há 300 anos, que destruiu parte da freguesia e, com ela, a primitiva igreja de São João Baptista, padroeiro. Quis o homem, por mercê e graça de Deus, que se reerguesse um novo templo noutro lugar desta freguesia de homens e mulheres que arduamente trabalharam e que sabem bem o que é ser-se Ilhas de bruma, porque nas veias destas gentes, corre ainda basalto negro” destaca a inda a referida nota lembrando que em 1998, na sequência do Sismo que afetou as ilhas do faial e do Pico, a freguesia, em particular a Igreja, voltou a sofrer danos consideráveis.
No dia 29 de setembro, às 20h00, realiza-se a abertura das festas, com um concerto da fadista Cuca Roseta e no dia 30 de setembro, também á mesma hora, haverá uma celebração com Te Deum, procissão de velas e celebração mariana.