A festa em honra da padroeira realizam-se entre 10 e 13 de dezembro e serão presididas pelo Vigário Geral, Cónego Gregório Rocha
A paróquia de Santa Luzia de Angra prepara-se para dar inicio às comemorações do 25º aniversário da inauguração da nova Igreja e, por isso, este ano, a festa terá como tema a esperança.
“Este ano como tema de reflexão para a festa começamos a preparar o Jubileu 2025 e a seguir o plano de pastoral diocesana apresentado no domingo de Cristo Rei: Peregrinos da Esperança” informa uma nota enviada ao Igreja Açores pelo pároco, padre Pedro Lima.
A festa que decorre entre os dias 10 e 13 de dezembro será presidida pelo cónego Gregório Rocha, vigário geral da diocese.
Em cada dia haverá um tema relacionado com esta temática da esperança.
Assim, no dia 10 de dezembro, II Domingo do Advento, o tema será “A esperança que nasce da experiência de Deus”, no segundo dia, a 11 de dezembro, “A esperança `a partir de baixo´: solidão, pobreza e fragilidade humana”; a 12 de dezembro, “Comunidades com a marca da esperança” e, finalmente, a 13 de dezembro, “Foi na esperança que fomos salvos (Rm 8, 24)”.
No domingo, a Eucaristia será às 12h15 e 19h00, realizando-se também dois momentos musicais: às 18h00, concerto com o Coro Allegro e às 20h30, Concerto com a Filarmónica Sociedade Musical Recreio da Terra-chã.
Na segunda-feira, às 18h00, Sacramento da Reconciliação (inauguração do novo confessionário), a Eucaristia será às 19h00 e às 20h30 Vigília de oração no Tempo do Advento: “À Espera da Sua Vinda”.
No dia 12 de dezembro, a eucaristia será ás 19h00 e, às 20h30, realiza-se a III Mostra de Cinema com a exibição de Feliz como Lázaro, de Alice Rohrwacher (Prémio Melhor Argumento no Festival de Cannes 2018), com conversa moderada por Paulo Freitas. Esta sessão terá lugar no Pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
No dia 13 de dezembro haverá uma Eucaristia às 9h00, outra às 12h00 e a Eucaristia solene será às 19h00.
O encerramento da festa será com um momento cultural, com a atuação do Coro Padre Tomás de Borba da AMIT.