Em Ponta Delgada há mais uma missa ao sábado à tarde no Lajedo e nas proximidades dos dias 12 e 13 de maio haverá mais iniciativas de oração
A paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no lajedo em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, maio traz mais oração pelo fim da pandemia, avançou ao Igreja Açores o pároco, padre Norberto Brum.
Motivados pelo papa, os paroquianos são convidados a aderir a esta “maratona” de oração que pretende envolver as famílias na oração do Terço.
“Essa oração popular e familiar vai estar muito presente nas nossas celebrações” refere o sacerdote que justifica a iniciativa com o apelo do Papa e o apelo da Jornada Mundial da Juventude.
Na proximidade dos dias 12 e 13 de maio “reforçaremos a celebração do sacramento da reconciliação e teremos mais celebrações eucarísticas” refere ainda o padre Norberto Brum que já teve de `criar` uma nova celebração ao sábado para conseguir que todos possam participar em segurança. Apesar da igreja ser grande a forte participação comunitária na Eucaristia obrigou “a este ajuste”.
“A comunidade vive nesta expetativa, nesta esperança no fim da pandemia. As pessoas estão cansadas e saturadas e precisam de afectos” refere ainda o sacerdote sublinhando que comunidade de Nossa Senhora de Fátima “é uma comunidade de muitos afectos e abraços e neste tempo de pandemia esta perspetiva do abraço físico ficou muito comprometida”.
Recorde-se que no passado dia 21 de abril foi anunciado pelo Conselho Pontificio para a promoção da Nova Evangelização esse apelo do Papa com a intenção de celebrar durante o mês de maio “maratona” de oração pelo fim da pandemia.
“Por vivo desejo do Santo Padre, o mês de maio será dedicado a uma maratona de oração com o tema ‘A oração a Deus subiu incessantemente de toda a Igreja (At 12,5)’”.
A iniciativa vai envolver de maneira especial todos os santuários do mundo, “para que se tornem promotores junto dos fiéis, famílias e comunidades da recitação do Rosário, invocando o fim da pandemia”.
30 santuários de todo o mundo vão guiar a oração mariana, transmitida ao vivo nos canais oficiais da Santa Sé às 18h00 (hora de Roma, menos uma em Lisboa), em todos dos dias de maio.
O próprio Papa vai inaugurar esta iniciativa de oração, a 1 de maio, encerrando-a também, no último dia do mês que, na tradição católica, é particularmente dedicado à oração mariana.