Iniciativa é coordenada pela conservadora-restauradora Marta Bretão
A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, acaba de iniciar a inventariação do seu património móvel e imóvel, sob a coordenação da conservadora-restauradora Marta Bretão, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
No passado dia 24 de março foi realizada uma ação de formação sobre inventário, orientada pela professora da disciplina de Arte e Património do Seminário Episcopal de Angra na qual foram explicados os objetivos e as principais normas para a realização do inventário do património religioso, com exemplificação prática em objetos de culto.
Paulo Barcelos, membro da Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, referiu a importância da iniciativa para a proteção e salvaguarda deste património, nomeadamente no que se refere à sua valorização, conhecimento e segurança.
Numa primeira fase será realizado o levantamento do vasto património do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que integra no seu recheio talha dourada e policromada dos séculos XVII e XVIII, sendo a sua Capela-mor uma das mais ricas da Diocese, integralmente decorada com pinturas a óleo sobre tela que representam, na sua maioria, episódios da vida da Virgem Maria.
O espólio do Santuário é ainda constituído por escultura, ourivesaria, paramentaria, instrumentos musicais, dos quais se destaca o órgão de tubos construído por António Xavier Machado e Ceveira em 1815, entre outros. Futuramente, o inventário será alargado a todas as Ermidas e instituições da paróquia.
Para que tal seja implementado, adianta a nota, está a ser constituído um grupo de trabalho com elementos que fazem parte dos movimentos da paróquia e outros que queiram colaborar neste projeto, assessorados pela conservadora-restauradora Marta Bretão, que concluiu já o levantamento de todas as 45 pinturas pertencentes ao Santuário.
Deverá, ainda, ser contratado um elemento permanente para a realização do levantamento in loco e registo fotográfico de todos os bens.
Numa fase seguinte, serão realizadas as fichas individuais e, por fim, a marcação das peças, processo sem o qual não se poderá concluir o referido inventário.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição localiza-se no centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo, e Juntamente com a Igreja da Sé, é a mais antiga da cidade património.
Esta igreja foi erguida depois do sismo de 1980 ter devastado a primitiva igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída entre os anos de 1460 e 1474, por iniciativa de Álvaro Martins Homem, um dos primeiros povoadores de Angra.
Embora se desconheça a data da sua edificação, Alfredo da Silva Sampaio refere que o mais antigo documento que se conhece a respeito da Igreja da Conceição é um Alvará de João III de Portugal, passado em 26 de Março de 1553, determinando ao bispo que a ermida passasse a sede da paróquia de mesmo nome.
Ao longo dos séculos conheceu diversas reconstruções.
Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público, classificação consumida por inclusão no conjunto classificado da Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo.