Sacerdote serviu, entre outras, a paróquia das Velas, em São Jorge
A Paróquia de Nossa Senhora da Graça, na freguesia da Praia do Almoxarife, na ilha do Faial, prepara-se para celebrar no próximo fim-de-semana, 8 e 9 de julho, as Bodas de Ouro do Pe Manuel Silveira. O sacerdote festejará os 50 anos do seu sacerdócio na paróquia que o viu nascer e onde foi ordenado.
O sacerdote é o único praiense que seguiu o ministério do sacerdócio na diocese de Angra.
O Pe Manuel Silveira, há longos anos a exercer o seu ministério na ilha de São Jorge, também já tinha celebrado as suas Bodas de Prata nesta igreja.
Para assinalar este momento foi preparado um programa aberto a toda a comunidade faialense.
No dia 8 de julho, sábado, será realizada uma Sessão Solene comemorativa do 50.º aniversário da Ordenação do Pe Manuel Silveira, às 20h30, na Igreja de Nossa Senhora da Graça.
Na ocasião, será lançado o livro da autoria do Pe Manuel Silveira intitulado Subsídios para o Estudo do Património Artístico e Cultural da Matriz de Velas. A apresentação da obra estará a cargo de Vítor Rui Dores. A noite terminará com um momento musical da responsabilidade do Grupo Coral da paróquia e da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense.
No Domingo, 9 de julho, a comunidade é convidada a concentrar-se pelas 16h30 no Império da Trindade, de onde saíra uma procissão, acompanhada pela filarmónica da freguesia, seguida de Missa Solene, com te DEum.
A homenagem terminará com um jantar de convívio.
O Padre Manuel Silveira nasceu a 20 de fevereiro de 1941, na Praia do Almoxarife, no Faial. Atualmente, encontra-se na situação de Pároco Emérito da Vila das Velas, em São Jorge, onde vive desde 1980. Além desta ilha, o sacerdote esteve em paróquias das ilhas do Pico e da Graciosa e ainda nos Estados Unidos da América.
(Com Leonarda Dias)