Antigo Curato de São João Batista, na Praia da Vitória, está em festa há três semanas.
Os 50 anos da elevação do Curato de São joão Batista a Paróquia da Casa da Ribeira, na Praia da Vitória, estão a ser celebrados por toda a comunidade paroquial “num espirito de grande entusiasmo” informa uma nota publicada no Boletim Paroquial A Voz, a que o Portal da Diocese teve acesso esta sexta feira.
As comemorações que decorrem desde o passado dia 18 de junho têm envolvido vários momentos, todos eles marcados “pelo acolhimento” que deve ser a “matriz” da comunidade paroquial como sublinha o referido artigo.
Partindo da Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho, o Pe Abel Gonçalves Vieira, apela a uma igreja mais próxima das pessoas, em que a Paróquia seja “uma presença eclesial, onde se escute a Palavra e cresça a vida cristã”.
“Este é o modelo de Paróquia que precisamos edificar, contando com todos os batizados, todas as famílias, todos os serviços pastorais e movimentos paroquiais”, sublinhou, realçando a importância de desenvolver uma “pastoral de proximidade”.
“É muito importante não esquecer que vivemos um tempo novo neste pontificado. Não se compadece com velhas rotinas e muito menos com o acomodamento ou dispersão de energias, perdendo de vista o essencial. Somos uma Igreja a caminho, sempre imperfeita e, por isso, em permanente renovação”, conclui o sacerdote que é o sexto padre responsável por esta comunidade paroquial em 50 anos.
As comemorações terminaram com o descerramento de uma lápide comemorativa do cinquentenário da Paróquia.