Organismo consultivo conta com representantes de quatro continentes
O Papa anunciou hoje a nova constituição do Conselho de Cardeais, organismo consultivo criado em 2013, com nove membros e um secretário, vindo de quatro continentes.
O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, continua a integrar o conselho que conta com os cardeais Fernando Vérgez Alzaga (presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano), Fridolin Ambongo Besungu (arcebispo de Kinshasa, RD Congo), Oswald Gracias (arcebispo de Bombaim, Índia), Seán Patrick O’Malley (arcebispo de Boston, EUA), Juan José Omella Omella (arcebispo de Barcelona, Espanha), Gérald C. Lacroix (arcebispo do Quebeque, Canadá), Jean-Claude Hollerich (arcebispo do Luxemburgo), Sérgio da Rocha (arcebispo de São Salvador da Bahia, Brasil).
O secretário é D. Marco Mellino, bispo de Cresima (Itália).
O Vaticano anuncia que a próxima reunião do Conselho Cardeais está marcada para 24 de abril, na Casa de Santa Marta.
O organismo foi criado para ajudar o Papa no “governo da Igreja universal”, tendo inicialmente trabalhado no projeto de reforma da Cúria Romana, que se concretizou com a publicação da Constituição Apostólica ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho), em março de 2022.
O conselho quer manifestar a “comunhão episcopal e o auxílio ao ministério petrino que o episcopado espalhado pelo mundo pode oferecer”.
( Com Ecclesia)