O Papa passou uma segunda noite “tranquila” no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde esta quarta-feira foi operado a uma hérnia abdominal, registando uma “progessiva melhoria” do seu quadro clínico.
“O Papa Francisco descansou durante a noite. A equipa médica informa que o quadro clínico está em progressiva melhor e o pós-operatório é regular”, indica uma nota enviada aos jornalistas, esta manhã, pelo porta-voz do Vaticano.
Matteo Bruni acrescenta que, após o pequeno-almoço, Francisco começou a deslocar-se, “passando grande parte da manhã” num sofá.
“Isto permitiu-lhe a leitura dos jornais e a retoma inicial do trabalho”, conclui o texto.
As notas divulgadas pela Santa Sé, sobre o estado de saúde de Francisco, têm sublinhado que o processo de recuperação, após uma intervenção de três horas, com anestesia geral, tem decorrido de forma “regular”, sem quaisquer complicações.
Ao Gemelli, onde o Papa está internado pela terceira vez desde julho de 2021, têm chegado mensagens de todo o mundo, com votos de pronto restabelecimento.
O presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, enviou votos de “uma convalescença serena e de uma rápida e completa recuperação”.
A Conferência Episcopal dos Estados Unidos também se manifestou, pedido que os católicos rezem “todos os dias pelo Papa Francisco e por todos os que se encontram no hospital”.
O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) apelou à oração pela “pronta e total recuperação do querido Papa Francisco”.
“Que Maria, mãe de ternura e consolo dos enfermos, o proteja e fortaleça para que continue a guiar-nos como pastor universal e a confirmar-nos na unidade”, escreve a presidência do organismo.
Em Lisboa, D. Manuel Clemente falou da recuperação do Papa, após a Missa da solenidade do Corpo de Deus, esta quinta-feira.
“Com certeza o nosso querido Papa Francisco vai estar connosco em agosto. Cheio de vontade está ele e nós também”, disse aos jornalistas.
Entre as manifestações de carinho ao Papa, estão os habituais desenhos das crianças internadas no serviço de oncologia pediátrica, do Gemelli, que Francisco visitou em internamentos anteriores.
Na sua conta oficial do Twitter, foi publicada esta tarde uma mensagem do Papa: “Agradeço do fundo do meu coração as orações e as muitas mensagens de proximidade e afeto que chegaram nestes dias. Rezo por todos, especialmente por aqueles que estão a sofrer. Peço que continuem a rezar por mim”.
Todas as audiências pontifícias estão suspensas até 18 de junho, estando previsto que o Papa retome a sua atividade normal, após a alta médica.
(Com Ecclesia)