O Papa pediu hoje orações pela na Conferência dos Estados Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28), marcada para o Dubai.
“Rezemos pela conferência do Dubai sobre as alterações climáticas, a COP28, que se aproxima”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus.
Francisco vai discursar nesta cimeira, a 2 de dezembro, tornando-se o primeiro pontífice a participar pessoalmente numa COP.
O Papa desloca-se aos Emirados Árabes Unidos de 1 a 3 de dezembro, a convite do xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente do país.
Ainda hoje, no Vaticano, Francisco recordou o segundo aniversário do lançamento da plataforma de ação ‘Laudato Si’, inspirada na sua encíclica ecológica e social de 2015, com propostas de estilo de vida sustentável.
A iniciativa resultou de um esforço liderado pelo Vaticano para capacitar instituições católicas, comunidades e famílias, visando implementar as orientações da encíclica na próxima década.
“Agradeço a quantos aderiram a esta iniciativa e encorajo a prosseguir o caminho de conversão ecológica”, declarou o Papa.
Francisco assinalou o quinto aniversário da sua encíclica ecológica e social, lançando um ano especial a 24 de maio do 2020.
O Vaticano apresentou, durante esta celebração, um “manual” de aplicação da ‘Laudato Si’ com mais de 200 recomendações em defesa do ambiente e da vida humana.
Na sua nova exortação ‘Laudate Deum’ (Louvai a Deus), publicada no último dia 4 de outubro, o Papa desafia os participantes da COP28 a fazer desta cimeira do clima uma ocasião “histórica”, promovendo uma transição urgente para “energias limpas” e abandonando os combustíveis fósseis.
“Não podemos renunciar ao sonho de que a COP28 leve a uma decidida aceleração da transição energética, com compromissos eficazes que possam ser monitorizados de forma permanente. Esta Conferência pode ser um ponto de viragem”, escreve.
Francisco apela à assunção de “fórmulas vinculantes de transição energética que tenham três caraterísticas: eficientes, vinculantes e facilmente monitoráveis”.
A nova exortação sobre o tema da ecologia integral visa dar continuidade à reflexão da encíclica ‘Laudato Si’, publicada antes da COP de Paris.
A 28ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas vai ser realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro.
(Com Ecclesia)