Francisco sublinha direito de todos os povos a viver em paz
O Papa lançou hoje uma campanha de oração especial pela paz, tendo como intenção particular a situação na Palestina e Israel, apelando ao fim do conflito para que se evite chegar a uma “montanha de mortos”.
“Rezemos pela paz na Terra Santa. Rezemos para que as diferenças se resolvam através do diálogo e da negociação e não com uma montanha de mortos de cada lado. Por favor, rezemos pela paz na Terra Santa”, refere Francisco, num vídeo divulgado hoje pela Rede Mundial de Oração do Papa e enviado à Agência ECCLESIA.
“É duro aquilo que está a acontecer na Terra Santa. É muito duro. O povo palestino e o povo de Israel têm direito à paz, têm direito a viver em paz dois povos irmãos”, acrescenta.
A mensagem é publicada em espanhol, inglês, francês, português, italiano, árabe e hebraico.
“Todos sentimos a dor das guerras. Sabeis que, desde que terminou a II Guerra Mundial até hoje, as guerras continuaram em diferentes regiões do mundo. Quando ficam longe, não as sentimos muito. Há duas muito perto de nós que nos levam a reagir: na Ucrânia e na Terra Santa”, aponta o Papa.
Em nota enviada à Agência ECCLESIA, a Rede Mundial de Oração, confiada aos Jesuítas, sublinha que “não se tem passado uma semana sem que o Papa peça para se rezar insistentemente pela paz na martirizada Ucrânia ou em tantos outros países, como ultimamente no Sudão”.
“Hoje, convida-nos de novo a rezar com mais insistência pela paz no mundo e na Terra Santa. Francisco pede que rezemos pela grave situação na Palestina e em Israel, onde muitíssimas pessoas perderam a vida. Quantas vezes, dolorosamente, pediu a abertura de espaços para garantir a ajuda humanitária e que os reféns sejam libertados?”, acrescenta o comunicado.
O organismo católico recorda que, a 17 de outubro, Francisco convidou todos os crentes a “unirem-se à Igreja na Terra Santa e a dedicarem esse dia à oração e ao jejum”.
Além de publicar este vídeo com o apelo à paz na Terra Santa, a Rede Mundial de Oração do Papa propõe uma novena pela paz, através do ‘Click To Pray’ – gratuita para download em smartphones.
(Com Ecclesia)