O Papa enviou uma mensagem à primeira “jornada missionária digital”, que decorreu em Madrid, para sublinhar a importância de uma linguagem marcada pela “ternura”.
“Quando alguém é capaz de dizer coisas com proximidade, manifesta ternura: a ternura da carícia, de um olhar sereno, simples; a ternura de uma palavra de encorajamento, de acompanhar quem fica para trás; a ternura dos que estão a sofrer pelos efeitos desta civilização do “descarte”, referiu Francisco, numa intervenção surpresa enviada ao ‘iMision’ e divulgada através do Twitter.
A jornada desta quinta-feira ligou “missionários digitais” de língua espanhola, para uma formação através das redes sociais.
“Quando alguém diz coisas com proximidade, expressa ternura: ternura de um olhar sereno, simples; ternura de uma palavra de encorajamento”, afirma Francisco na vídeo-mensagem.
A “iMision” é uma associação sem fins lucrativos, que reúne várias instituições católicas e pessoas dedicadas à evangelização do mundo digital.
O Papa sublinha que, hoje em dia, o importante “não é tanto o que alguém diz”, mas “como”.
“Podemos dizer coisas dentro de laboratórios, totalmente asséticas, que não servem para nada”, adverte Francisco, para quem é necessário, sobretudo, estar “perto”.
“Não tenham medo da ternura, pois ela dignifica e é linguagem de Deus”, recomendou aos participantes na jornada.
(Com ECclesia)