Na mensagem em vídeo, gravada por ocasião da visita “Ad Limina” dos bispos portugueses, que decorreu de 20 a 24 de maio, o Papa Francisco fala do Congresso Eucarístico Nacional como um momento de “continuidade da vida da Igreja e, ao mesmo tempo, um passo adiante na vida da Igreja, seja de todo Portugal, de cada diocese, de cada paróquia, de cada comunidade. Todos estamos envolvidos no Congresso Eucarístico”, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela organização do Congresso Eucarístico.
O Papa Francisco nomeou, a 6 de abril deste ano, o cardeal português, José Tolentino de Mendonça como “enviado especial” ao 5.º Congresso Eucarístico Nacional (5CEN), que decorre em Braga, de 31 de maio a 2 de junho.
Neste momento, “estão inscritas no Congresso 1380 pessoas, estando representadas todas as dioceses Portugal” refere a nota dando conta de que o Congresso conta com a presença de 4 cardeais e 30 bispos, e espera-se que a Eucaristia de encerramento, no Santuário do Sameiro, seja participada por um elevado número de pessoas.
Dos Açores estão inscritos 7 participantes.
(Com Congresso Eucarístico)