Papa elogia “generosidade dos profissionais de saúde”, em vídeo que evoca impacto da pandemia

 

O Papa elogiou a “generosidade dos profissionais de saúde”, num vídeo divulgado hoje pelo Vaticano, que evoca o impacto da pandemia.

“Rezemos este mês pelos profissionais de saúde. A pandemia, mostrou-nos a entrega, a generosidade dos profissionais de saúde, voluntários, agentes de saúde, sacerdotes, religiosos e religiosas”, refere Francisco, na edição de abril do ‘Vídeo do Papa’, que divulga a sua intenção de oração para este mês.

A intervenção destaca que a crise provocada pela Covid-19 “deixou claro que nem todos têm acesso a um bom sistema público de saúde”.

“Os países mais pobres, os países mais vulneráveis não conseguem ter acesso aos tratamentos necessários para tratar tantas doenças que as pessoas continuam a sofrer”, denuncia o Papa.

Francisco aponta o dedo “à má gestão dos recursos e à falta de um compromisso político sério”.

“É por isso que quero pedir aos governos de todos os países do mundo que não esqueçam que um bom Serviço de Saúde, acessível a todos, é uma prioridade”, acrescenta.

O Papa sublinha que este serviço “não é apenas uma organização”, mas “homens e mulheres que dedicam a sua vida a cuidar da saúde do outro, que deram a vida durante esta pandemia para ajudar tantos doentes a recuperar”.

Rezemos para que o compromisso dos profissionais de saúde em cuidar dos doentes e idosos, especialmente nos países mais pobres, seja apoiado pelos governos e comunidades locais”.

As intenções do Papa são divulgadas mensalmente, com a ajuda de vídeos de cerca de um minuto, pela Rede Mundial de Oração do Papa, ligada à Companhia de Jesus (Jesuítas) e podem ser vistos através do seu canal no Youtube, bem como nas redes sociais.

O padreFrédéric Fornos S.J., diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, destaca, em nota enviada à Agência ECCLESIA, que “o Papa Francisco está sempre muito atento às pessoas, aos doentes, aos idosos, aos mais vulneráveis”.

“Este pedido de oração, para todo o mês de abril, é dedicado aos profissionais de saúde que cuidam deles. Estão atravessando situações de crise e muitas vezes sem apoio adequado, particularmente em países com menos recursos. A pandemia demonstrou que o sistema de saúde e os profissionais de saúde são essenciais para a sociedade”, acrescenta.

O comunicado recorda a dedicação dos profissionais de saúde, em vários projetos em todo o mundo, e campanhas como “A Vaccine for Us” e “Mothers and Children First” da CUAMM – Médicos com África; o projeto da AVSI no Uganda para levar mulheres grávidas ao hospital; o trabalho, em vários países, da Ordem Hospitaleira de São João de Deus; o trabalho dos Ministros dos Doentes de São Camilo na Tailândia e dos Religiosos Camilianos no Brasil; as estruturas sanitárias no Bangladesh e no Peru do COE, Apurimac ETS e a Comunidade Missionária de Villaregia, organizações membros da FOCSIV.

O vídeo deixa uma referência especial ao trabalho do doutor Erik Jennings Simões, que “há vinte anos tem vindo ajudar os povos indígenas da floresta amazónica brasileira, onde criou o primeiro serviço de neurocirurgia”.

(Com Ecclesia e Vatican News)

Scroll to Top