O Papa reforçou hoje os seus apelos em favor da paz na Ucrânia, alertando todas as partes envolvidas que a guerra é “uma loucura”.
“Não nos esqueçamos: a guerra é uma loucura”, declarou, no final da audiência geral que decorre esta manhã no Auditório Paulo VI, do Vaticano.
Francisco manifestou o seu apoio à nova reunião de nível consultivo dos líderes do Formato da Normandia (Ucrânia, Rússia, França e Alemanha), em Berlim, na quinta-feira, para procurar uma solução para a crise.
O Papa começou por agradecer a todos os que aderiram à jornada de oração pela paz na Ucrânia, que decorreu a 26 de janeiro.
“Continuemos a suplicar ao deus da paz para que as tensões e ameaças de guerra possam ser superadas através de um diálogo sério e que possam contribuir, para este objetivo, também os diálogos no Formato da Normandia”, disse.
A Ucrânia enfrenta uma crise no leste do país, com conflitos armados entre as forças de Kiev e separatistas pró-russos apoiados por Moscovo; a Rússia é acusada pelos países ocidentais de preparar uma invasão ao território ucraniano.
(Esta fotografia é retirada da Revista Oeste)