Cerimónia decorreu ontem à noite na Terceira.
A resposta do Papa Francisco à missiva dos oito jovens crismandos da paróquia do Posto Santo, na ilha Terceira, solicitando a bênção apostólica chegou a tempo da cerimónia do Crisma, que decorreu esta quinta-feira á noite.
Na carta de resposta aos jovens, lida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe Hélder Fonseca Mendes, no inicio da cerimónia, o Santo Padre “envia uma paterna saudação” animando os crismados “a preservarem a sua condição de testemunhas”.
A iniciativa inédita, quer no envio quer na resposta, chegou à Diocese de Angra a 28 de Abril, sensivelmente um mês antes da cerimónia.
Trata-se da primeira iniciativa do género, protagonizada por alunos do 10º ano de catequese que, numa altura em que estavam a fazer a sua preparação para o Crisma, resolveram pedir uma bênção a Francisco.
A carta de resposta do Papa constituiu “uma enorme alegria para todos” porque nela há também, um “claro incentivo aos jovens a prosseguirem a sua caminhada de fé, aprofundando-a”, disse ao Portal da Diocese o Pároco do Posto Santo, Pe João Carlos Costa.
No final da cerimónia os oito crismandos e as catequistas que acompanharam este jovens, no seu percurso catequético, ficaram com uma cópia do missiva do Santo Padre.