Palavras que abrem caminho regressam centradas na Jornada Mundial da Juventude

Foto Igreja Açores/jovens de São Mateus

Conversas em ambiente digital exploram experiências nas edições da JMJ que precederam Lisboa

A rubrica Palavras que Abrem Caminho, iniciada durante a pandemia e desenvolvida em ambiente digital, vai ser retomada no sítio Igreja Açores para ouvir testemunhos de açorianos que participaram em edições da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que precederam a edição de Lisboa 2023.

De Santa Maria ao Corvo são vários os açorianos que no seu tempo de participação em movimentos da pastoral juvenil rumaram a vários países para participarem na JMJ, desde Roma a Madrid, parando em Colónia, Cracóvia, Paris, Santiago Compostela, Toronto, entre muitas outras cidades, sobretudo europeias.

De maio a agosto percorremos a rota da JMJ procurando saber de que forma a participação na Jornada transformou a vida de cada um no seu percurso e discernimento vocacional. Alguns dos intervenientes participaram em várias jornadas e muitos fizeram-no enquanto peregrinos e outros como voluntários.

A Jornada Mundial da Juventude de Lisboa decorrerá de 1 a 6 de agosto e contará com a presença do Papa Francisco. Para esta jornada a Pastoral juvenil açoriana já confirmou a inscrição de mais de 600 jovens dos Açores que serão acompanhados em Lisboa pelo bispo diocesano.  Há inclusivamente uma jovem cantora açoriana que integra o coro de mais de 200 vozes que irá animar as principais celebrações da jornada na capital europeia.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

A JMJ foi criada pelo Papa João Paulo II e a JMJ de Lisboa será a 17ª edição.

Scroll to Top