Comissão organizadora convida comunicação social para sessão de abertura do Simpósio do Clero com o tema “O Padre: ministro e testemunha da alegria do Evangelho”
Tem início esta segunda-feira o Simpósio do Clero que este ano, até ao dia 6, vai juntar mais de 400 participantes em torno da reflexão do tema “O Padre: ministro e testemunha da alegria do Evangelho”.
O encontro, que se realiza em Fátima, vai contar com a presença de responsáveis do Vaticano para ajudar o presbitério português na sua formação.
Segundo uma nota enviada às redações estarão presentes o cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero, que se vai debruçar, no primeiro dia do encontro, sobre o tema “O ministério sacerdotal no magistério do Papa Francisco”; estará também presente D. Jorge Carlos Patrón Wong, Secretário da Congregação para o Clero, que irá abordar, no segundo dia do encontro, o tema “A formação sacerdotal na Igreja do Futuro”, bem como “A formação para a fidelidade e fecundidade no ministério”.
Do programa consta ainda a presença do teólogo e sacerdote espanhol Pablo d’Ors que na tarde do dia 4 apresenta o tema “A Vida espiritual: alma do ministério sacerdotal” e ainda D. Juan Maria Uriarte, bispo emérito de San Sebastian, em Espanha, que, no último dia do simpósio, vai abordar o tema “O celibato sacerdotal: sua nobreza, dificuldades e etapas”.
No primeiro dia do simpósio o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai evocar a vida de D. António Francisco dos Santos, antigo bispo do Porto falecido em setembro de 2017.
Estão ainda previstos testemunhos de vários sacerdotes sobre a sua “vivência pastoral em diferentes setores”.
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, que organiza o encontro, convida a comunicação social para a abertura dos trabalhos, agendada para as 15h do dia 3, bem como para a sessão de encerramento, na manhã do dia 6 de setembro.
“Os intervenientes na sessão de abertura estão disponíveis para falar com os jornalistas, após as intervenções, que vão decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima”.
O Simpósio do clero conta já com 25 edições e é promovido pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa.
(Com Ecclesia)