Processo de eleição dos restantes ouvidores decorre até meados de outubro
A Ouvidoria da Praia da Vitória escolheu esta quinta-feira o seu novo Ouvidor, padre Moisés do Couto Rocha, que já foi confirmado pelo bispo de Angra, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.
Atualmente pároco nas Paróquias de Fontinhas e Agualva, assume agora o cargo de Ouvidor, sucedendo ao padre Emanuel Valadão Vaz, recentemente nomeado Reitor do Seminário Episcopal de Angra.
“No início deste novo ciclo, foram dadas as boas vindas aos novos sacerdotes que integram esta equipa”, recém chegados às suas novas paróquias: cónego Hélder Fonseca Mendes, que cessou as suas funções como Vigário Geral e pároco da Sé de Angra e iniciou agora as funções de pároco na paróquia de Santa Cruz da Praia da Vitória; padre Francisco Sales Diniz, que cessou as suas funções como pároco de São Bartolomeu e Cinco Ribeiras, concelho de Angra do Heroísmo e iniciou funções como pároco da Vila Nova e São Brás e o padre Nelson Pereira, recém regressado de Roma, onde concluiu os seus estudos em Filosofia, assumindo agora as funções de pároco na Vila das Lajes, professor de Filosofia no Seminário Episcopal de Angra e professor de E.M.R.C. na Escola Secundária Vitorino Nemésio, refere a nota.
“A Ouvidoria agradece o trabalho dos sacerdotes que cessaram funções e que foram chamados a outros serviços nesta Diocese” acrescenta a nota referindo-se aos padres José Júlio Rocha novo Vigário para o Clero e Formação, padre Manuel Carlos que é o novo reitor do santuário do senhor Santo Cristo dos Milagres e o padre Emanuel Valadão Vaz que é o novo reitor do seminário Episcopal.
“A ouvidoria dará continuidade ao trabalho iniciado há seis anos, quando esta foi reativada, incidindo na formação, oração, serviços e comunicação, num trabalho de equipa, integrado e virado para dar respostas às realidades concretas dos dias de hoje, com a mensagem sempre atual do Evangelho, sempre atentos às orientações e propostas do prelado diocesano, com quem se propõe a colaborar de perto” sublinha ainda a nota.
A ouvidoria, que tem uma escola de formação organizada, retoma já em Novembro o Tempo de Oração Mensal e as Jornadas de Formação da Ouvidoria, sempre focadas em temas centrais da atualidade eclesial numa perspetiva dialogante entre a Igreja e o mundo.
Também na Ribeira Grande foi reeleito o padre Vítor Medeiros, pároco da Ribeirinha e de Santa Bárbara. O sacerdote é, ainda, professor de Educação Moral e Religiosa católica e assistente diocesano do Centro de Preparação para o matrimónio (CPM).
As eleições para as restantes ouvidoria vão prosseguir agora durante o mês de setembro e outubro. No dia 29 será eleito o ouvidor da Lagoa (São Miguel), no dia 30 será eleito o ouvidor em São Jorge; no dia 3 de outubro o de Ponta Delgada; no dia 5 o ouvidor eclesiástico do Pico; no dia 11 o das Flores e no dia 13 o de Angra. Falta ainda eleger os ouvidores da Horta, Graciosa, Santa Maria, Nordeste, Vila Franca do Campo, Fenais da Vera Cruz, Povoação e Capelas. O processo deverá ficar concluído até dia 23 de outubro, cabendo ao bispo de Angra a nomeação dos ouvidores depois da eleição. Nesse dia terá lugar a primeira reunião dos ouvidores com D. Armando Esteves Domingues.