Só a ouvidoria da Povoação mantém o mesmo sacerdote como ouvidor
As ouvidorias da Graciosa, Flores, Capelas e Povoação acabam de escolher os seus novos ouvidores. Dos quatro apenas o da Povoação transita para um novo ciclo de trabalho, dado que ainda só tinha feito um mandato. Os restantes ouvidores são novos: nas Flores, monsenhor José Constância; na Graciosa o padre Ruben Pacheco e nas capelas o padre Horário Dutra.
Monsenhor José Medeiros Constância é o novo ouvidor das Flores onde tomou posse este domingo como pároco moderador in solidum nesta ilha do grupo Ocidental, que tem 11 paróquias e 3 sacerdotes aos serviço.
Com 77 anos de idade e 54 de sacerdócio, monsenhor José Constância disponibilizou-se a ir para a ilha mais ocidental dos Açores por um período de um ano e a partir desenvolve também os trabalhos decorrentes da Presidência do Instituto Católico de Cultura, sediado em Ponta Delgada. Monsenhor José Constância é também cónego do Cabido da Sé. Foi até ao passado dia 10 de outubro ouvidor em Ponta Delgada, na ilha da São Miguel.
Na Graciosa foi escolhido o padre Ruben Pacheco. Com 33 anos de idade e 9 de sacerdócio, o padre Ruben Pacheco é Pároco in solidum da Matriz de Santa Cruz, da Matriz de São Mateus da Praia, do Guadalupe e da Luz e Vigário Paroquial dos Curatos da Fonte do Mato, da Ribeirinha e da Vitória, Ouvidoria e ilha Graciosa.
Nas capelas foi também escolhido o novo ouvidor. o padre Horácio Dutra.
O padre Horácio Dutra tem 41 anos de idade e 12 de ordenação sacerdotal. É pároco de Santo António e Santa Bárbara, na Ouvidoria das Capelas, Ilha de São Miguel. Desempenha ainda as funções de Professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), nas Capelas.
O padre André Resendes é o único deste grupo de quatro que permanece como ouvidor por ainda não ter esgotado o número de anos de serviço como responsável da ouvidoria, na Povoação. Com 38 anos de idade e 14 como sacerdote, o padre André Resendes é pároco dos Remédios – Lomba do Loução e de Nossa Senhora da Penha de França, Água Retorta. É também Capelão da santa Casa da Misericórdia da Povoação.
Apenas falta escolher o ouvidor do Nordeste. A primeira reunião de ouvidores tem lugar a 23 de outubro.