Ouvidoria dos Fenais de Vera Cruz lança selo e medalha comemorativa do centenário

Símbolo é uma cruz

Decorreu esta sexta feira na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, nos Fenais da Ajuda, na ilha de São Miguel, a apresentação do Selo e da Moeda comemorativa do centenário da Ouvidoria dos Fenais de Vera Cruz.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores foi assinado um protocolo com os CTT numa cerimónia participada por várias autoridades.

Na ocasião o ouvidor destacou a história desta terra, construída por várias gerações que hoje “devem ser lembradas pelos mais novos” e tidas “como exemplo de uma fé que não está ultrapassada”.

“O nome dos Fenais da Vera Cruz dá expressão à fé de um povo que nos antecedeu”, disse o Pe Carlos Simas, aludindo às referências históricas relativas ao nome deste lugar da costa norte da ilha de São Miguel.

“Na cruz nos revemos como filhos não da dor, mas da misericórdia e da esperança que Deus nos concede e da alegria que Jesus nos transmite através do seu Evangelho” disse o sacerdote afirmando que “Jesus deixou nestas terras marcas que não estão esquecidas, porque estão impressas no coração de cada homem”, tornando-se “símbolo da dignidade cristã”.

O responsável pela ouvidoria lembra que o “selo e a medalha representam a história de um povo” que “vive em harmonia com os valores e os princípios de uma sociedade mais humana”.

Na cerimónia de apresentação do selo e da medalha comemorativos estiveram o presidente da câmara da Ribeira Grande que elogiou a iniciativa bem como a responsável pelos CTT nos Açores, Fátima Albergaria que desafiou os micaelenses, neste Natal, a escreverem aos amigos da “forma mais tradicional que há que é escrever cartas e postais como forma de concretizar a alegria do verdadeiro encontro”.

A ouvidoria dos fenais da Vera Cruz encontra-se a comemorar o seu centenário até ao próximo ano, promovendo mensalmente um evento diferente. O símbolo do centenário é justamente uma cruz.

 

Scroll to Top