Iniciativa envolveu as crianças do 1º ao 4º ano e quatro catequistas
Este sábado, dia 9 de novembro, foi realizado na paróquia Nossa Senhora dos Milagres, ilha do Corvo, um retiro de catequese com as crianças de 1º ao 4º ano, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Num primeiro momento as crianças foram acolhidas na Igreja e nesse momento, o sacerdote, padre Rúben Sousa, fez uma espécie de visita guiada pela Igreja explicando o significado de alguns dos elementos litúrgicos e a sua função dentro do espaço de culto.
” Foi um momento importante, uma vez que para estas crianças tudo é novo e desconhecido. Demonstraram muito interesse e puseram muitas questões” refere a nota que é assinada por quatro catequistas da ilha do Corvo.
O retiro começou com uma atividade de `quebra-gelo´que proporcionou a apresentação das crianças e a apresentação da pessoa de Jesus, “Um amigo que ficaram a conhecer através de uma música”.
“Foi um retiro dinâmico, onde foi dado a conhecer Jesus aos mais pequeninos por recurso a músicas e jogos. Para nós catequistas o retiro foi, acima de tudo, uma partilha de vivências e experiências reais, que fizemos através da reflexão, do olhar para dentro, mas também através de experiências e dinâmicas feitas no momento sobre o que é viver a Igreja”, refere a nota.
As catequistas referem ainda que durante o retiro foi explicado às crianças a importância da catequese como forma de iniciação á vida cristã, mas que não dispensa a família e a comunidade. Além disso, acrescenta, foi explicada a importância da participação na Eucaristia.
Retiro Catequese 1º ao 4 ano – Festa do Acolhimento/ Missa Catequese
Testemunho das catequistas:
Ana Ambrósio; Adriana Rodrigues; Paula Dias Milagres; Cabeceira Carina Cardoso
No passado dia 9 de novembro, foi realizado na paróquia Nossa Senhora dos Milagres, Corvo um retiro de catequese com os meninos de 1º ao 4º ano.
Num primeiro momento foi realizado o acolhimento das crianças na igreja, onde o senhor Padre Ruben explicou aos meninos todos os objetos que fazem parte da igreja. Foi um momento importante, uma vez que para estas crianças tudo é novo e desconhecido. Demonstraram muito interesse e puseram muitas questões.
Em seguida fomos todos juntos para o espaço onde iria continuar o nosso retiro.
Na segunda parte, realizamos um jogo quebra-gelo com o objetivo de todos se conhecerem. Também foi apresentado uma música onde as crianças aprenderam que jesus é nosso amigo e ajuda em todos os momentos.
Foi um retiro dinâmico, onde foi dado a conhecer Jesus aos mais pequeninos por recurso a músicas e jogos.
Para nós catequistas o retiro foi acima de tudo uma partilha de vivências e experiências reais, que fizemos através da reflecção, do olhar para dentro…,mas também através de experiências e dinâmicas feitas no momento, não nos podemos esquecer que é importante participar na catequese e dar continuidade na igreja, a missa é uma festa onde nos encontramos com jesus.
Devemos envolver a comunidade, ou seja, incentivar os pais a acompanhar as crianças no seu percurso catequético. Sermos um só a transmitir os mandamentos de Deus.
O nosso retiro acabou com um lanche partilhado entre os catequisando, catequistas e o Senhor Padre.