Iniciativa decorre entre 17 e 19 de junho
A Ouvidoria de São Jorge, nos Açores, promove entre os dias 17 e 19 de junho uma formação musical destinada a grupos corais.
A iniciativa que decorrerá na Pousada da Juventude da Calheta, tem como público alvo “não só os grupos corais da Ilha mas também todos os fieis que queiram aprender mais sobre Música Litúrgica e o Canto Coral” informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo responsável da iniciativa Pe Rúben Pacheco.
A formação será desenvolvida por Emanuel Pacheco, professor do Conservatório de Aveiro e do V Curso Nacional de Música Litúrgica, que é organizado e promovido pelo Secretariado Nacional de Liturgia e que está a decorrer em Fátima.
As inscrições são gratuitas e abertas a todos aqueles que quiserem participar, precisa a nota destacando que decorrem até dia 5 de junho devendo ser entregues a cada um dos responsáveis por cada um dos grupos corais da ilha.
Na sexta feira dia 17 de junho, depois da sessão de boas vindas será abordada a questão dos tempos litúrgicos e no sábado, será feita a apresentação do aparelho vocal com incidência nas questões da técnica vocal e serão desenvolvidos exercícios práticos.
Da parte da tarde serão ensaiados “naipes” e depois será feito um ensaio conjunto.
Os trabalhos serão concluídos com a celebração da Eucaristia no domingo de manhã, onde atuará o “grupo coral” composto pelos participantes nesta iniciativa.
Esta formação visa preparar os agentes da música da Igreja, nomeadamente organistas, salmistas e directores de coro e assembleia, para um correcto e frutuoso exercício do seu ministério litúrgico