Ouvidor convida a igreja a abraçar o desafio do Advento
O ouvidor de Ponta Delgada, Pe José Medeiros Constância, apela aos cristãos da ouvidoria a viverem o Advento à “luz do Evangelho rumo ao Natal e à Gruta da Alegria”.
Numa nota enviada a toda a todos os leigos comprometidos, religiosas e sacerdotes da ouvidoria, a que o Sítio Igreja Açores teve acesso, o responsável pela ouvidoria de Ponta Delgada diz que há três desafios sobre os quais importa promover uma reflexão “aprofundada”.
“ Que lugar para Deus na cidades hoje? Que Saídas para uma Igreja em Saída? E, Há uma economia que mata? E as periferias? “ são questões levantadas pelo sacerdote que “estão a ser discutidas” noutras zonas da igreja e, por isso, podem servir também para nós aqui e agora”.
Na ouvidoria de Ponta Delgada, o dia da Imaculada Conceição é sempre celebrado em festa, sobretudo nas paróquias da cidade. Este ano, São José que está a assinalar os 300 anos da sua igreja, vai encerrar o programa justamente na véspera da festa de Nossa Senhora da Conceição, com uma Eucaristia que será presidida pelo Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel, Pe Cipriano Pacheco.
Ainda neste período de Advento, a ouvidoria promove um encontro sobre o “Conflito de gerações na educação”, que se realizará no dia 12 de dezembro ás 20h00 na Casa do Povo das Feteiras.
Já esta noite, a periferia alargada da Ouvidoria de Ponta Delgada, zona nascente e poente, que abrange as paróquias da Relva, Covoada, Milagres, Saúde, São Roque, Fajã de Cima e Fajã de Baixo, realizou uma formação especifica para catequistas, na Fajã de Baixo.
O encontro formativo, orientado pela equipa do Serviço de Catequese na ilha de São Miguel, liderada por Monsenhor Augusto Cabral, debateu a importância da Oração na Catequese.