Iniciativa conta a história do património edificado e património móvel da ouvidoria mais ocidental da Europa

A Ouvidoria das Flores acaba de lançar o “Roteiro da Fé” , um itinerário para turismo religioso/cultural com a descrição resumida do historial de cada uma das igrejas e ermidas da Ilha das Flores, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
O Cartaz promocional com o “Roteiro da Fé” da mais ocidental ouvidoria da Diocese, do País e da Europa, foi hoje tornado público no maior certame túristico de Portugal- a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)que termina amanhã . A iniciativa decorreu no stand dos Açores e é a primeira vez que uma iniciativa da Igreja açoriana é levada até à BTL.
O Roteiro da Fé, assim designado é um conjunto de textos sobre 14 espaços religiosos da ilha que informam sobre a história, a monumentalidade, a arte e a estatuária ou informações sobre algumas peças de relevo em cada uma das igrejas ou ermidas, “chamando a atenção para o que existe naquele espaço de oração que é também um espaço onde se podem contemplar muitas coisas belas” refere António Maria Gonçalves, responsável pelo Conselho Pastoral da Ouvidoria e autor da maioria dos textos numa entrevista ao Igreja Açores em janeiro deste ano.
“Esta recolha resulta de um trabalho de pesquisa que sintetiza muito do que já se escreveu sobre cada uma das igrejas mas também alguma tradição oral e com a ajuda da Inteligência Artificial conseguimos também traduzir estes textos, que são simples e concisos, para inglês e francês, permitindo que os turistas possam contactar com esta informação” adianta António Maria Gonçalves.
Com acesso via QR Code, os visitantes, ou simplesmente os interessados virtualmente, ficam assim orientados sobre alguns dos principais itens dos 14 templos que fazem parte da Ouvidoria, dando-se-lhes a possibilidade de, por um simples impulso digital, poderem escolher ou priorizar as suas visitas.
A informação além de estar disponivel no interior das Igrejas será igualmente disponibilizada em folhetos e cartazes que serão divulgados nos estabelecimentos de alojamento turístico e de restauração , agências de viagem, aeroporto, repartições públicas, comércio em geral, táxis, redes sociais, etc, da ilha sublinha a nota.
“Promovendo o Património Religioso , pretende-se por essa via dilatar os métodos modernos de evangelização, convidando todos a conhecerem e a se deixarem influenciar por esses espaços de arte, interiorização e presença de Deus” destaca a nota.
Oportunamente a ouvidoria pretende ainda complementar a informação agora disponível, acrescentando imagens de peças de arte sacre de valor relevante das Igrejas e Ermidas das Flores , acompanhadas das respectivas descrições, refere a informação enviada ao Sítio Igreja Açores.
Toda a informação está disponibilizada em Português, Inglês e francês.
A Igreja Católica em Portugal, através da Pastoral do Turismo (PTP) e do Secretariado Nacional dos Bens Culturais (SNBCI), apresenta um “programa inovador” na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2025, que está a decorrer em Lisboa até amanhã.
“Acreditamos que este será um momento importante, com um programa de iniciativas muito consistentes e com a colaboração de várias dioceses e instituições”, explica o diretor da Pastoral do Turismo – Portugal (PTP), num comunicado citado pela Agência Ecclesia
O padre Miguel Lopes-Neto convida, “a todos”, a visitar o espaço da Igreja Católica, no stand do Turismo Religioso e Espiritual, que é coordenado pelo Município de Ourém, no Pavilhão 2, da BTL 2025.
“Onde poderemos trocar ideais e falar sobre esta atividade, que é uma das bases da economia nacional e que queremos, sempre, que seja um espaço de promoção do património religioso português e da identidade cristã, associada a valores de tolerância, respeito e sustentabilidade”, desenvolveu o sacerdote da Diocese do Algarve.
“A Igreja Portuguesa”, representada pela Pastoral do Turismo – Portugal e pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, procurou criar um “programa diversificado, que apela aos sentidos, quer seja ao paladar, ao ouvido, aos olhos e ao olfato”, para a Bolsa de Turismo de Lisboa 2025.
Na 35. ª edição da BTL, as “propostas muito ricas, criativas e inovadoras” são de pintura sacra ao vivo, a degustação de produtos feitos por religiosos ou por paróquias ligados à Igreja Católica
‘Fados dedicados ao Santo António’, na voz de José Quaresma, às18h00.
A pintura de arte sacra vai poder ser “apreciada ao vivo”, nos dias 14 e 16 de março, com os artistas Ana Margarida Barros e Nuno Abrunhosa; na sexta-feira, é apresentada a exposição ‘Servir, a única pregação’, do Santuário de Fátima, às 11h30, a Doçaria Conventual e os vinhos da Quinta de Carvalhiços “abrem o apetite para o almoço”, pelas 12h00, enquanto os vinhos e produtos regionais da ArtGilão Tavira (Algarve) chega às 18h30.
“Para além de mostrarmos os produtos e realizarmos diversas outras ações, queremos muito que tudo o que vai ser feito seja entendido e visto como modelos de autofinanciamento da Igreja e criação de postos de trabalho. Esse é um ponto de grande importância para esta equipa de trabalho”, desenvolveu o padre Miguel Lopes-Neto.
Segundo o diretor da Pastoral do Turismo – Portugal da Igreja Católica, “boa parte da estratégia” passa por estimular aqueles que têm um património material e imaterial, “para que o possam dar a conhecer e, através disso, o possam preservar”.
A presença da Igreja Católica em Portugal na Bolsa de Turismo de Lisboa, através da PTP e do SNBCI, resulta de um convite do Município de Ourém, que coordena o stand de Turismo Religioso e Espiritual, pelo segundo ano consecutivo.