Iniciativa decorre sempre no terceiro domingo da Páscoa
O Movimento de Romeiros de São Miguel, em conjunto com a ouvidoria das Capelas, na ilha de São Miguel, organizam no próximo domingo o dia do Romeiro.
A iniciativa que se assinala sempre no terceiro domingo da Páscoa procura agrupar os vários romeiros da ilha, num encontro familiar, em que as próprias famílias dos romeiros são convidadas a estarem presentes.
Este ano é a ouvidoria das Capelas que acolhe este dia, com uma organização do Rancho local.
O convívio começa às 11h00 com o acolhimento; segue-se uma demonstração dos Escuteiros de Santo António e depois uma Eucaristia.
A seguir ao almoço partilhado haverá um momento cultural com a atuação do grupo de teatro O Ponto, seguindo-se depois um momento de folclore com o grupo Folclórico das Capelas. Durante o dia e porque o evento é também dedicado às famílias, serão desenvolvidas várias actividades dirigidas aos mais novos.
O dia do Romeiro, que procura ser um momento de partilha e de convívio da “grande família” dos romeiros, conta com a presença de representantes de todos os ranchos pertencentes ao Movimento de Romeiros de São Miguel. No entanto, esta iniciativa conta sempre com pouca adesão comparativamente ao número de romeiros existentes na ilha.
Recorde-se que o Movimento de Romeiros de São Miguel é um dos movimentos religiosos de inspiração cristã mais expressivos em termos quantitativos, pelo número de pessoas que envolve e é uma das mais importantes manifestações de religiosidade popular dos Açores.