Ouvidoria da Ribeira Grande despediu-se da Imagem peregrina na Ribeirinha

Ouvidor espera que a semente da evangelização fique entre os fieis

Terminou esta terça feira ao fim da tarde a visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à ouvidoria da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, naquela que foi a primeira paragem da Virgem Peregrina na maior ilha do arquipélago dos Açores.

Na hora da despedida, tal como à entrada, o ouvidor eclesiástico, Pe Manuel Galvão, destaca o papel evangelizador de Nossa Senhora como a “primeira evangelizadora” que devemos “imitar” e por isso espera “que a semente possa germinar”.

No último dia da visita, a Imagem esteve em Rabo de Peixe, onde foram celebradas duas missas, uma delas para doentes com a administração do Sacramento da Santa Unção, seguida da cerimónia de despedida com a consagração da paróquia.

Já no Mosteiro das Clarissas, o único Mosteiro de Clausura dos Açores e que não foi visitado no Ano passado pela Imagem Peregrina quando ela visitou os Mosteiros portugueses de clausura, foi celebrada a última missa com a Imagem na Ouvidoria.

Presidida pelo Bispo Coadjutor, com a presença de todo o clero da ouvidoria e dos capelães das irmãs Clarissa, bem como, a presença do padre João Cabral, natural de Ribeirinha, pároco de Santa Helena, em Toronto, que se deslocou à Região, a celebração contou com inúmeros fieis.

D.João Lavrador realçou, uma vez mais, aspetos fundamentais da mensagem de Fátima, enfatizando que Maria “conduz-nos a Cristo” e que Ela “é rainha e Mãe de Misericórdia”.

A disponibilidade para servir- “Faça-se em mim segundo a sua vontade”- deve “contagiar todos os cristãos”, especialmente os pais que devem entender que o “melhor projeto educativo é ajudar cada um a descobrir a sua vocação”.

“Todos somos igreja e chamados à edificação de um bom testemunho cristão” disse o prelado que está a acompanhar a Imagem Peregrina no seu périplo pela ilha, salientando o “papel da oração na família e em família” para essa missão que “cada um terá de descobrir, disponibilizando-se para o projeto que Deus tem para si”.

A Ouvidoria da Ribeira Grande despediu-se finalmente da Imagem na Ribeirinha, com o adeus feito a partir de uma oração universal e de vários cânticos.

Numa nota enviada ao Sítio Igreja Açores, o clero sublinha “o empenho do povo” no acolhimento da Imagem que “em todo o tempo manifestou carinho, envolvimento, entusiasmo e devoção”.

Na nota há também um agradecimento público a todas as entidades oficiais- Governo Regional, Câmara Municipal de R. Grande , PSP , bombeiros, Santa Casa da Misericórdia da R. Grande- e a “tantos particulares e demais instituições” pela ajuda na preparação e concretização da visita.

Scroll to Top