Reflexões serão orientadas pelo padre Jorge Ferreira, do Dicastério para o Culto Divino e Discipolina dos Sacramentos
O padre Jorge Ferreira vai orientar na próxima terça-feira, dia 26 de março, pelas 20h00, na Igreja de Nossa Senhora da Mãe de Deus, na ouvidoria e vila da Povoação, uma formação sobre o significado e a vivência do Tríduo Pascal.
A iniciativa, com entrada livre, vai propor uma reflexão sobre este tempo tão importante na vida dos cristãos, que nos conduz ao âmago da Páscoa.
A Missa vespertina da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, assinala o início do Tríduo com um caráter festivo, evocando a instituição da Eucaristia e do sacerdócio e o “mandamento do amor”, simbolizado no gesto do lava-pés.
Após a Missa, os altares são desnudados e só volta a existir a celebração da Eucaristia, na Igreja Católica, na Vigília Pascal; antes da celebração, o sacrário deve estar vazio e, no final da mesma, após a oração da comunhão, forma-se um cortejo, passando por toda a Igreja, que acompanha as hóstias consagradas até ao lugar onde ficam até à noite de sábado, numa capela reservada para o Santíssimo Sacramento.
Na Sexta -feira Santa para além do Oficio de Leitura e Laudes, celebra-se a Paixão e Morte de Jesus e, neste dia, é hábito realizarem-se vias-sacras e procissões do Senhor Morto.
No Sábado santo, considerado dia alitúrgico, não haver novamente missas e a grande celebração é a Vígilia que deve acontecer sempre depois do por do sol.