Iniciativa é coordenada pelo Pe. Silvano Vasconcelos e uma equipa de Leigos de diferentes Paróquias da Ouvidoria
A Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho” vai inspirar as sessões mensais da Escola de Formação Cristã que a ouvidoria da Lagoa vai retomar já este mês, no dia 25, na Ribeira Chã, em formato de mesa redonda, envolvendo sacerdotes e leigos, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Esta Escola vai ser coordenada pela equipa do Pe Silvano Vasconcelos e será animada por outros sacerdotes e leigos convidados informa, ainda, a nota dando conta de que, este ano, a Escola tem uma periodicidade mensal e será “itinerante”, percorrendo as paróquias da ouvidoria da Lagoa.
A primeira sessão realiza-se na Ribeira Chã.
Há dois anos que esta Escola de Formação Cristã foi retomada na Lagoa. No primeiro ano, realizaram-se conferências quinzenais sobre documentos do Concilio vaticano II e Catecismo da Igreja Católica.
No ano passado, o tema central foi a Doutrina Social da Igreja.
A Escola de Formação Cristã, ou Escola da Fé, destina-se a ajudar os leigos a assumir as suas responsabilidades na ação evangelizadora e social da comunidade eclesial, preparando-os doutrinariamente sobre o pensamento da Igreja por forma a compreenderem, interiorizarem e transmitirem nas diferentes ações como sejam a catequese, os diferentes movimentos, na própria família e no emprego.
O apostolado de Leigos foi um dos grandes desafios do Concílio Vaticano II e as condições atuais do mundo de hoje exigem deles um empenhamento ainda maior, mais intenso e mais universal.