O objetivo é “devolver aos pais o protagonismo da iniciação cristã”.
A Ouvidoria da Lagoa vai desenvolver entre os dias 7 e 9 de julho uma formação em catequese familiar, cujo objetivo é “devolver aos pais o protagonismo da iniciação cristã”, disse ao Portal da Diocese o ouvidor, Pe Pedro Coutinho, esta sexta feira.
A formação decorre a partir das 20h30, no salão paroquial de Santa Cruz, na Lagoa, ilha de São Miguel.
“Esta modalidade de catequese, que já está a ser utilizada em muitas dioceses do mundo inteiro, vai ser agora implementada na Ouvidoria de Lagoa”, sublinhou o sacerdote.
Esta catequese consiste “em dar aos pais a capacidade de poder educar os seus filhos na fé e prepará-los para essa grande caminhada”, precisou Pedro Coutinho.
“Ela é muito fácil e processa-se em dois tempos: em casa e na paróquia e envolve, para começar, um animador paroquial ou um casal. A vantagem é a de pormos de novo as famílias na rota da fé”, conclui o sacerdote.
A catequese familiar engloba áreas como “o despertar da fé” e a “formação parental”, dirigidas especificamente à formação de educadores, pais e avós, com o objetivo de transformar o núcleo familiar num espaço primordial de educação cristã e transmissão da fé.
Este “novo paradigma” tem estado em destaque em vários dioceses portuguesas, desde 2011 e os projetos desenvolvidos não têm um formato único, desenvolvendo-se à medida das necessidades concretas de cada paróquia, sempre com o foco na educação familiar e parental.