Iniciativa Pegada Cristológica é orientada pelo padre Ricardo Tavares, a partir de vários episódios bíblicos e decorre entre janeiro e junho
“Pegada Cristológica” é a primeira edição de um “pequeno curso de cristologia” nas diversas vertentes bíblica, teológica, litúrgica, espiritual e pastoral, que será orientado pelo padre Ricardo Tavares entre janeiro e junho deste ano, sempre às 20h00, no Centro Pastoral da Atalhada, na Lagoa.
“Baseia-se na Tradição Cristã e abre-se aos sinais do Espírito de Deus através da sensibilidade e vivência contemporânea da sociedade. Procura recuperar a frescura original do rosto de Cristo, revestindo-o de uma roupagem ecuménica e compreensível pelas gerações que galgam o século XXI” informa uma nota enviada ao Igreja Açores, esta quinta-feira.
“Tendo em conta que, tal como nos campos da informática e da ecologia, há um vestígio, uma pegada, que permanece perene, também o conhecimento de Cristo e a relação com Ele imprimem um registo – uma pegada cristológica – no nosso ser, enquanto indivíduos e coletividade” refere a nota onde se lê que sendo uma iniciativa da ouvidoria da Lagoa, na costa sul de São Miguel, está aberta a toda a ilha.
Durante o curso serão abordados temas da sabedoria cristã, nomeadamente o Ser de Deus, o amor e a família, a caridade e a solidariedade, a liturgia e a mística, Maria e o Espírito Santo, juventude e intergeracionalidade.
A formação, orientada pelo Padre Ricardo Tavares, realizar-se-á mensalmente no Salão Paroquial da Atalhada da Lagoa (GPS 37.745589, -25.590651). O curso é gratuito e não carece de inscrição. Será possível emitir certificado de participação.
Na primeira sessão intitulada a “Quântica de Deus”, a 26 de janeiro, propõe-se o diálogo entre a ciência e a fé a partir do Evangelho de São João (J0 10,18) Dou a minha vida livremente.
“Em diálogo com a ciência contemporânea, contemplaremos por que motivo Deus é misterioso e, ao mesmo tempo, Se revela de formas aparentemente contraditórias. Procuraremos construir uma plataforma de encontro entre a cultura contemporânea e a tradição cristã, para o conhecimento da natureza de Deus” refere a nota.
Na segunda sessão , em que se abordará “A Paixão de Deus”, a 24 de fevereiro, a reflexão é feita a partir de uma passagem do Cântico dos Cânticos (Cânticos 8,6), onde será central a figura de Deus.
“ Abordaremos como e porquê Deus, sendo o amor puro (agápê), cria modos de amor que aproximam as pessoas (amizade, sexualidade, conjugalidade, familiaridade, etc.), levando-as, normalmente, a namorar e a constituir família” refere a nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Na terceira sessão, dirigida para a Pastoral Social, que se realizará a 30 de março, refletir-se-á sobre a Alquimia de Deus: Sou um verme, não um homem, a partir do Salmo 22,7 .
“ Em plena Quaresma, aprofundaremos a metáfora do “verme” aplicada a Jesus Cristo, que Se identifica com todo o tipo de pobreza e miséria, transformando-as em caminho para um mundo próspero, material e espiritualmente” pode ler-se na sinopse enviada ao Sítio Igreja Açores.
No dia 27 de abril, numa vertente mais litúrgica, refletir-se-á sobre a “Cicatriz de Deus”, a partir de João 19, 34, Trespassou-lhe o lado, e saíram água e sangue.
“Em Tempo Pascal, mergulharemos na dinâmica da Eucaristia, como lugar de encontro com Aquele que, crucificado e ressuscitado, cura as nossas feridas pelas suas chagas, impressas nos símbolos litúrgicos” diz o formador.
Na quinta, a 18 de maio, estará em foco a Religiosidade Popular: A Arca de Deus, a partir de Lucas 1,35.
“Procuraremos o laço que une o Pentecostes da Encarnação do Verbo em Maria e o Pentecostes Apostólico, intuindo a presença e a ação do Espírito Santo no vertiginoso plano da Sabedoria de Deus”.
O tema mantém-se no mês seguinte, a 22 de junho. Na sexta e última sessão do curso “Pegada Cristológica”, na véspera da Jornada Mundial da Juventude, “apreciaremos como e porquê Deus é rebelde, confundindo as nossas ideias, planos e estratégias, e como estamos vocacionados à mesma rebeldia sã, obedecendo unicamente à voz de Deus, que se insinua numa consciência cada vez mais iluminada”, a partir do Evangelho de Lucas- Meu filho porque agiste assim connosco? (Lc 2,48).
PROGRAMA
26 de janeiro, 20:00 horas – Diálogo Ciência|Fé
A Quântica de Deus
Dou a minha vida livremente.
João 10, 18
24 de fevereiro, 20:00 horas – Pastoral Familiar
A Paixão de Deus
Grava-me como tatuagem no teu coração.
Cântico dos Cânticos 8, 6
30 de março, 20:00 horas – Pastoral Social
A Alquimia de Deus
Sou um verme, não um homem.
Salmo 22, 7
27 de abril, 20:00 horas – Pastoral Litúrgica
A Cicatriz de Deus
Traspassou-Lhe o lado, e saíram água e sangue.
João 19, 34
18 de maio, 20:00 horas – Religiosidade Popular
A Arca de Deus
O Espírito Santo virá sobre Ti.
Lucas 1, 35
22 de junho, 20:00 horas – Pastoral Juvenil
A Rebeldia de Deus
Meu filho, porque agiste assim connosco?
Lucas 2, 48