Ouvidor de Ponta Delgada pede aos cristãos para serem uma enorme família

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo assinalada na Matriz com presença de Romeiros e Confrarias do Santíssimo Sacramento.

O Ouvidor de Ponta Delgada, Pe José Medeiros Constância, apelou esta tarde aos cristãos que vivam em “verdadeira” comunhão com Cristo e se relacionem como uma “enorme Família”.

 

Durante a Eucaristia que precedeu a procissão do Santíssimo que fez convergir para a Igreja Matriz de Ponta Delgada todos os sacerdotes e Confrarias da Ouvidoria, inclusive os Romeiros  das paróquias da cidade que pela primeira vez participaram de forma organizada, o sacerdote lembrou que esta era uma oportunidade para a reconciliação.

 

”Num ano em que tínhamos como propósito pastoral a comunicação infelizmente avançamos pouco  e não tivemos boa comunicação entre nós”, sublinhou José Constância. Mas, “não estamos perdidos nem terminou a Igreja. Esta tarde, a celebração do Corpo de Deus é uma hipótese de nos portarmos como uma família e no seio de uma família o que é mais importante não são os bens materiais mas a Comunhão com Cristo”, destacou o responsável pela Ouvidoria de Ponta Delgada.

 

Durante a homilia, debruçada sobre o Evangelho, O Pe José Constância disse ainda que “ a diversidade de celebrações e de sacrários que existem na Ouvidoria são a rede que nos prende a Cristo” e por isso, “O senhor pode sempre contar connosco”.

 

José Medeiros Constância falou do significado da Eucaristia “a partir da qual se forma a comunidade cristã” e da necessidade de Cristo fazer parte “efetiva” na vida das pessoas.

 

Imediatamente a seguir à Eucaristia realizou-se a procissão do Santíssimo, com a presença das principais Confrarias ao nível da Ouvidoria de Ponta Delgada, bem como das crianças da catequese que realizaram a sua primeira comunhão e , ainda, do Clero da Ouvidoria, incluindo o Cónego António Rego, que ontem festejou os 50 anos de ordenação sacerdotal na Igreja Matriz de Ponta Delgada.

 

A procissão, de giro curto, saiu da igreja Matriz (lado sul) e prosseguiu  pela rua Conselheiro Luís Bettencourt, rua Marquês da Praia, rua Machado dos Santos, rua António José de Almeida terminando com a bênção do Santíssimo Sacramento no Adro da Matriz.

 

A procissão foi acompanhada pela Banda de Nossa Senhora dos Remédios, da Bretanha.

 

Na Povoação, pelo segundo ano consecutivo a procissão do Corpo de Deus realizou-se também este domingo, depois da Missa solene presidida pelo Pe Alexandre Medeiros, Pregador das Festas.

 

O programa religioso e festivo do Corpo de Deus começou no dia 17 de Junho com a participação das comunidades de Água Retorta e Faial da Terra na exposição do Santíssimo e Tríduo preparatório, sendo que nos dias seguintes, 18 e 19, foi a vez das comunidades de Nossa Senhora dos Remédios, Mãe de Deus, Ribeira Quente e Furnas participarem no mesmo ato religioso.

 

Recorde-se que a Festa do Corpo de Deus coincide com o feriado municipal da Povoação e as ruas da vila ficam coloridas por tapetes de flores.

Scroll to Top