A ouvidoria de Ponta delgada reúne o maior número de congregações religiosas da diocese de Angra
O Ouvidor de Ponta Delgada, Pe José Medeiros Constância, acaba de enviar uma carta a todas as congregações religiosas presentes na ouvidoria para assinalar o inicio do ano da Vida Consagrada que decorrerá entre o próximo domingo e o dia 2 de fevereiro de 2016, conforme anunciado pelo Papa Francisco.
Em Ponta Delgada existem cinco institutos religiosos femininos- Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face , Religiosas de Maria Imaculada, Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, Irmãs de São José de Cluny e Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e um masculino- Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, num total de 26 religiosos.
Na carta dirigida aos religiosos consagrados, a que o Sítio Igreja Açores teve acesso, o Pe José Medeiros Constância “agradece o testemunho de vida” e sublinha o papel desenvolvido por estas congregações na ouvidoria.
A carta lembra, também, as diferentes atividades que estão programadas na ouvidoria de Ponta Delgada durante este período tais como, o encontro das Religiosas da Ouvidoria com os padres da ouvidoria, a intervenção nas catequeses paroquiais, a participação nas reuniões na preparação dos crismandos para o Sacramento do Crisma e a participação, no dia 30 de Janeiro de 2015, na Vigília de Oração no Santuário do Santo Cristo, aquando da Visita da Cruz das Jornadas da Juventude, à ouvidoria de Ponta Delgada.
Fica igualmente agendada uma visita do ouvidor a todas as comunidades religiosas durante este ano pastoral, como aliás já é habitual.