Porta da Misericórdia na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação abre dia 13, às 11h00
O ouvidor eclesiástico das Capelas, na ilha de São Miguel acaba de convidar todos os cristãos, particularmente os membros do conselho pastoral da ouvidoria, a “aprofundar” a vivência da misericórdia a partir deste ano jubilar.
“Hoje, vamos unir-nos para escutar; olhar e agir. Saber onde e como podemos atuar para semear a fé” sublinha o Pe Horácio Dutra numa carta convite a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.
O sacerdote lembra que o Ano Jubilar da Misericórdia é propício ao “ reavivar e aprofundar da Fé sobretudo no campo do perdão” e, por isso, todos os cristãos devem responder ao desafio do Papa Francisco que convoca a igreja “numa perspetiva de saída missionária levando o rosto amoroso e misericordioso de Jesus aos nossos irmãos mais afastados”.
“Somos convidados em Igreja Jubilar, a refletir o porquê do afastamento e desânimo de muitos dos nossos irmãos. Não para buscarmos culpas ou culpados, mas sim disponíveis a acolher como o Pai Misericordioso acolhe o Filho Pródigo, ou seja prontos a fazer a festa para reintegrar e sarar as suas feridas”, destaca ainda o ouvidor das Capelas.
O Pe Horácio Dutra deixa ainda pistas sobre a unidade pastoral na ouvidoria nomeadamente ao nível dos vários movimentos como a catequese, juventude, liturgia e vocações, particularmente numa altura em que a própria diocese vive “em estado de graça” não só pela quadra que se aproxima mas “pela chegada de um Bispo Coadjutor”.
A igreja jubilar na ouvidoria é a de Nossa Senhora da Apresentação e a sua Porta de Misericórdia será aberta dia 13 de dezembro.
Antes os membros do Conselho Pastoral deverão reunir-se pelas 11h00 na Casa de Trabalhos das Capelas, seguindo em cortejo até à Igreja.