Paróquia dos Flamengos celebra padroeira pelo segundo ano na igreja nova
A freguesia dos Flamengos, na ilha do Faial, está em festa a partir de hoje até dia 11 de setembro e o pároco, que é também o ouvidor da Horta, pede à comunidade que viva estes dias com “entusiasmo, alegria, generosidade e colaboração: a nossa festa é de todos e para todos”. Além da festa da padroeira haverá a receção ao novo vigário paroquial, o diácono Nelson Pereira, que entrará na Paróquia no dia da Padroeira.
O tema do Septenário de preparação é a frase bíblica “Fazei Tudo O Que Ele Vos disser”, seguindo também as orientações diocesanas que privilegiam neste ano do Centenário das Aparições o desafio mais genuíno lançado por Maria, no episódio das Bodas de Canã.
Hoje, dia 4 de Setembro, a Festa de Nossa Senhora da Luz começa com a habitual “Procissão das Velas” do Império da Cruz do Bravo para a Igreja Paroquial, encerrando com a Missa Solene. Nos dias 5, 6 e 7 de Setembro realiza-se a Consagração dos Filhos, Pais e Avós a Nossa Senhora da Luz.
“Dizem que a família que reza unida permanece unida. É vital encontrar tempo para que esta semana seja também vivida em família e que a família encontre tempo para rezar e alimentar a sua fé na Eucaristia e na escuta atenta da Palavra de Deus” refere a nota do Pe. Marco Luciano Carvalho.
No dia 6 de Setembro, depois da eucaristia, será inaugurada uma nova tela no Batistério da Igreja. Trata-se da primeira de duas telas de grandes dimensões que vão ser colocadas no Batistério, para invocar a cena bíblica do “Batismo do Senhor”. Assim, pelas 20h00, haverá a apresentação da nova tela, da autoria de José Pedro Santos (autor também da Via Sacra da nova Igreja dos Flamengos) e depois seguir-se-á um “momento musical” no Adro da Igreja Paroquial.
No dia 7 de Setembro será celebrado o Sacramento da Santa Unção e no dia 8 de Setembro , dia litúrgico da Natividade da Virgem Santa Maria, será celebrada uma Missa Solene em honra de Nossa Senhora da Luz, às 19h00, com a presença de todo o povo, particularmente os movimentos paroquiais, confrarias e irmandades da nossa Paróquia.
Neste dia, dá-se início à festa cívica que decorrerá nas imediações do Polivalente dos Flamengos.
O ponto mais alto da festa será, então, o Domingo, dia 10 de Setembro. Além da entrada do Vigário Paroquial há ainda a procissão solene que este ano conta com a especial participação da Filarmónica Nova Aliança vinda da Vila de Velas, Ilha de São Jorge.
Na Segunda-feira, dia 11 de Setembro, destaque para a reabertura da Cripta de São Pedro, depois das obras realizadas e o jantar partilhado de acolhimento e boas-vindas ao novo Vigário Paroquial que também servirá na paróquia da Matriz do Santissimo Salvador da Horta, onde entrará na manhã de domingo.