Os caminhos do verão

Foto: Igreja Açores

Por António Pedro Costa

A roda do tempo não perdoa e cá estamos nós em mais um tempo de férias, que para além da folia própria do verão, também deve ser um convite à nossa capacidade para olharmos para nós próprios e acertarmos a rota e termos, porventura, uma outra atitude e uma outra disponibilidade perante a vida e perante a forma de a encararmos.

É nesta época do ano que temos capacidade de quebrar as rotinas do dia-a-dia e é também uma excelente oportunidade para de forma mais relaxada, física e mentalmente, fazermos propósitos para a nova etapa que se avizinha que se quer o mais longa possível.

No verão, os dias são maiores, mais luminosos e porque são dias de encontro, seja na praia, seja a passear pelos verdejantes campos destas ilhas, deparamo-nos com gente que nestes dias regressa ao berço natal, que não vemos há muito tempo ou que encontramos todos os dias, mas para quem não temos sempre tempo para dirigir uma palavra.

Gosto desta altura do ano e o ansioso verão está aí em pleno e, com ele, os solarengos meses de julho e agosto, que é sobretudo altura que nos desobriga da rotina e da tensão constante dos gestos do dia-a-dia. É bom fazer um prolongado serão sadio e acordar um pouco mais tarde, saboreando o céu estrelado e o luar especialíssimo destas noites.

Como estamos no verão, há tantas coisas que pode fazer, com a família, assim como também com os amigos, que ajudarão neste estio a passar sadiamente o tempo e dele desfrutar para benefício próprio.

Deixo aqui algumas dicas que poderão ser úteis, como por exemplo, sair de casa e tirar umas fotografias a plantas, pessoas, flores e até mesmo algumas texturas que achar interessante, pois para tal não é preciso ser um expert para captar as coisas bonitas que a natureza nos oferece e temos tantos recantos deslumbrantes à nossa volta que poderão prender mais a nossa atenção.

Ler nas férias de verão é uma atividade ótima que propiciará viagens por esse mundo fora, sem sairmos da nossa casa, ou mesmo ir à biblioteca ou a uma livraria e verá que vale a pena este contato com o mundo admirável dos livros.

As atividades ao ar livre são, por outro lado, fundamentais nesta altura do ano, visitando por exemplo um jardim e temos tantos por esta nossa ilha fora, ir a um parque nas proximidades ou simplesmente desfrutar mais do nosso quintal.

Experimentar novos passatempos ou treinar alguns talentos, como tocar viola, dançar ou aprender uma língua estrangeira são sensações agradáveis que ajudam a matar a ociosidade do tempo numa altura em que o tempo leva mais tempo a passar.

Outra atividade muito em voga é fazer um ou mais trilhos e felizmente na nossa ilha existem inúmeros de dificuldade reduzida ou moderada, muito bem sinalizados e bem arranjados, que valem a pena percorrer em segurança, pois para além de divertido para se fazer no verão, é um ótimo exercício e uma boa maneira de passar o tempo com a família e com amigos. Importa alertar que convém sempre num trilho ir com alguém, para, em caso de emergência, haver socorro rápido e é uma forma de ir conversando e compartilhar experiências.

Parafraseando o poema “os caminhos do verão” de José Tolentino Mendonça, “Penso no verão como esse lugar onde as horas estendem, para cada um, uma sombra mais leve. Somos crianças feitas para grandes férias. É um verso de Ruy Belo que a nossa alma sabe. Vem o sol, avança sobre os dias uma claridade que já quase ignorávamos, o calor estende-se longamente como um gato preguiçoso, é julho, quase agosto, e mesmo de gravata e afazeres ainda apertados ao pescoço sabemos isso: que somos feitos para outros modos, que pertencemos a outros lugares. Não tem de ser necessariamente uma deslocação para outro país ou uma cidade diferente da nossa. Às vezes tudo o que nos falta é simplesmente caminhar com outro passo. É abrir a janela devagar, tendo consciência de que a abrimos. É reaprender outra qualidade para um quotidiano talvez demasiado deixado às rotinas e aos seus automatismos. É, no fundo, degustar o sabor das coisas mais simples”.

 

 

 

 

 

Scroll to Top