Evento na Igreja de São Paulo tem entrada livre
A Orquestra de Violas da Terra da Ilha de São Miguel fará o seu Concerto anual na freguesia de Ribeira Quente, no dia 25 de Abril pelas 18h00, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
O Concerto será realizado na Igreja de São Paulo e está inserido nas Comemorações do Centenário da Igreja de São Paulo. Estas Comemorações iniciaram-se em Janeiro e estender-se-ão até ao final do ano.
É a primeira vez que a Orquestra de Violas da Terra se apresenta ao público na Ribeira Quente que é a freguesia onde está sediada a Associação de Juventude Violas da Terra, entidade responsável pela formação desta Orquestra e de outros eventos de valorização da Viola nos Açores.
O Concerto contará com a presença de cerca de 3 dezenas de tocadores, com idades dos 12 aos 68 anos, oriundos das diversas Escolas de Violas da Ilha de São Miguel, e, ainda, oriundos de grupos folclóricos ou até músicos que aprenderam a tocar sozinhos ou com familiares e amigos, adianta ainda a nota.
A juntar-se à Orquestra estará Carolina Constância no Violino, Gianna de Toni no Contrabaixo, Sílvia Oliveira na Flauta e, também, Eduarda Braga na voz.
O repertório a apresentar será uma selecção das peças trabalhadas nos últimos anos pela Orquestra e, ainda, uma ou outra novidade adequada ao local e à história musical da freguesia.
A presença da Orquestra nestas Comemorações do Centenário da Igreja de São Paulo é vista pela entidade promotora “como uma forma de valorizar a grande tradição musical na Ribeira Quente e homenagear as pessoas que fizeram e/ou que continuam a fazer acontecer a tradição musical na Freguesia ao longo do ano”.
Ao mesmo tempo pretende-se tentar motivar as novas gerações do Concelho da Povoação para a prática da música e dos instrumentos tradicionais.
O estágio e concerto da Orquestra é uma colaboração da Associação com a Comissão das Festas do Centenário da Igreja de São Paulo, contando com a forte colaboração e empenho dos elementos da Orquestra que prontamente se inscreveram para mais um estágio e concerto.
Para a realização do espectáculo musical, que “implica uma logística muito grande”, a Associação conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal da Povoação, Junta de Freguesia de Ribeira Quente e Filarmónica de São Paulo.