A ordem é a responsável pela Casa de saúde de São Rafael, em Angra do Heroísmo
A Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus elegeu hoje José Paulo Simões Pereira como novo Superior Provincial, no capítulo que decorre em Fátima até sexta-feira.
José Paulo Simões Pereira era já Conselheiro Provincial e substitui Vítor Lameiras à frente da Ordem.
O novo Superior Provincial, de 55 anos, entrou para a Ordem Hospitaleira em 19 de março de 1986 e fez os votos solenes em 08 de março de 1995.
Licenciado em Psicologia, foi Superior Provincial entre os anos 2001 e 2007, tendo depois estado em missão em Nampula, Moçambique, na Província Africana de Santo Agostinho, de 2009 a 2019.
Regressado a Portugal, foi nomeado Superior da Comunidade de Montemor-o-Novo e 3.º Conselheiro Provincial, tendo hoje sido eleito novo Superior Provincial.
Subordinado ao tema “Sair com Paixão para promover a hospitalidade”, o capítulo, além da eleição do novo responsável em Portugal, está também a discutir o plano de ação da Ordem para o próximo quadriénio.
A missão da Ordem Hospitaleira é dedicar-se ao serviço da Igreja na assistência aos doentes e aos necessitados, com preferência pelos mais pobres.
A Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus tem comunidades no Telhal (Sintra), Funchal, Angra do Heroísmo, Barcelos, Montemor-o-Novo, Lisboa e Fátima, além de uma missão em Timor-Leste.
(Com Lusa)