Oração pelo Papa Francisco na diocese de Angra

Sacerdotes açorianos rezam especialmente pelo Santo Padre

Foto: Igreja Açores/CR

Os sacerdotes açorianos, que estão a participar nas jornadas de Formação do Clero, que terminam esta quinta-feira em Ponta Delgada, rezaram ontem especialmente pela recuperação do Papa Francisco. Fizeram-no nos vários momentos de oração que precederam os trabalhos e especialmente durante a concelebração eucarística presidida pelo Cardeal-Patriarca Emérito de Lisboa, D. Manuel Clemente .

“Estejamos com Deus, que quer o bem de todos, e peçamos para que as coisas corram da melhor maneira, antes de mais, com a saúde do nosso querido Papa Francisco. E depois, uma vez que ele recupera a saúde, ver como é que ele a recuperou, se é totalmente, se é parcialmente, e ele próprio terá consciência,  se tem ou não tem condições por prosseguir no Ministério Petrino, e prosseguindo, se é da mesma maneira, se é limitada a atividade, porque, efetivamente, o programa que ele próprio criou para este jubileu é extremamente preenchido, forte e exigente” disse ao Sítio Igreja Açores D. Manuel Clemente.

“São todas as semanas jubileus disto e jubileus daquilo, que não é apenas chegar e fazer uma celebração, ou fazer um discurso, mas é estar com as pessoas, é cumprimentá-las, é deixar-se cumprimentar, e tudo isso é um esforço físico grande, queremos, quer não, até mental” disse o cardeal.

A Conferência Episcopal Portuguesa, por seu lado,  acompanha, com esperança e confiança em Deus, a situação de maior fragilidade da saúde do Papa Francisco nestes últimos dias.

“Em comunhão com o sofrimento do sucessor de Pedro, convidamos os fiéis à intensificação da oração particular e comunitária, pedindo pela sua saúde e para que a fortaleza de Deus o assista neste momento. Lembramos, também, os profissionais de saúde que cuidam do Santo Padre e empregam todo o conhecimento científico no seu conforto e recuperação” refere uma nota.

Como sugestão, os bispos partilham uma prece para a oração pessoal e comunitária: “Pelo Papa Francisco, sucessor de Pedro, para que o mistério da cruz o fortaleça, o alivie, o reanime e lhe dê esperança.”

As Jornadas de Formação do Clero começaram no dia 18 e terminam esta quinta feira, tendo como tema de fundo a Esperança não engana. Hoje, a manha de trabalhos dedicar-se-á à esperança na doença e em situações de fragilidade com a médica paliativista Isabel Galriça Neto.

Scroll to Top