As Obras Missionárias Pontifícias em Portugal publicaram o Guião Missionário, para o ano pastoral 2024/2025, com “propostas de vida e missão”, seguindo as indicações do Papa Francisco, a partir do tema ‘Ide e convidai a todos para o banquete’.
“Jesus sublinha que o banquete está aberto a todos, como o Papa Francisco repetiu durante a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. É reconfortante saber que Deus quer que todos se salvem”, assinala o diretor das Obras Missionárias Pontifícias Portugal (OMP), no editorial do guião missionário citado pela Agência Ecclesia.
“Somos convidados não só a aceitar o convite para participar no banquete, mas também a tornarmo-nos mensageiros de Deus e a convidar outros para o Seu banquete; a rezar pelo trabalho missionário da Igreja; e apoiá-lo com os nossos recursos financeiros”, acrescenta o padre José Rebelo.
O novo Guião Missionário, publicado pelas OMP, com o contributo de vários missionários, quer “ajudar a ser missão e a sair em missão”, tem como tema ‘Ide e convidai a todos para o banquete’ (Mt 22, 9), a partir da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões (2024), seguindo também as propostas que Francisco apresenta.
O padre José Rebelo, missionário Comboniano e diretor das Obras Missionárias Pontifícias Portugal, salienta que não basta responder uma vez ao convite, “mas é preciso vestir o costume próprio, o hábito do amor”, e assinala que a “veste nupcial é tecida diariamente”, pela “qualidade” do relacionamento de cada um com os outros.
O Guião Missionário 2024/2025 publica também a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões (20 outubro), e uma reflexão de D. Rui Valério, membro da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização da CEP.
No texto ‘Chamados à missão’, o patriarca de Lisboa sublinha “três aspetos da missão da Igreja no mundo contemporâneo”, a partir da mensagem papal, “especialmente pertinentes para o momento atual da Igreja em Portugal”.
D. Rui Valério começa por destacar que “a missão é uma vocação”, explica que “o sentido vocacional é especialmente relevante”, porque há alguém que chama e há alguém que é chamado, e, como segundo aspeto, a chamada de “atenção” do Papa para a Eucaristia.
“Neste tempo pós-pandémico é hora de muitos daqueles que deixaram de participar presencialmente na Eucaristia o voltarem a fazer, na medida das possibilidades: é tempo de trocar o sofá de nossa casa pelos bancos das nossas igrejas”, desenvolve, e lembrou que o Beato Carlo Acutis, “impulsionador da evangelização pelos meios digitais, nunca trocou a presença e participação física por uma virtual”.
A “universalidade” é o terceiro aspeto, e D. Rui Valério recorda que na JMJ 2023, realizada de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, os participantes fizeram a “experiência concreta de que a Igreja é uma família com muitos membros, das mais variadas partes do mundo, que fala muitas línguas, com muitos costumes e tradições”.
O Guião Missionário 2024/2025 convida ainda a estar em sintonia com as intenções de oração do Papa, de outubro a setembro de 2025, e com a ‘Palavra para cada domingo’, de 6 de outubro a 28 de setembro 2025.
A OMP apresenta propostas de celebrações – vigília missionária, coroa do Advento, celebração penitencial, a Via-Sacra do Papa, no Coliseu de Roma (29 março 2024), rezar com os doentes – e orações – da manhã, para as refeições, da noite, o rosário e a ladainha missionária.
As Jornadas Missionárias 2024, promovidas pelas Obras Missionárias Pontifícias – Portugal, este ano são dedicadas à oração, em resposta ao apelo do Papa Francisco para o Jubileu 2025, nos dias 21 e 22 de setembro, nas Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, em Fátima.
As OMP Portugal acolheram “este apelo” do Papa e dedicaram as Jornadas Missionárias 2024 “à oração”, e citam Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões: “No Ano dedicado à oração como preparação para o Jubileu de 2025, desejo convidar a todos para intensificarem também e sobretudo a participação na Missa e a oração pela missão evangelizadora da Igreja”.
“Esta obediência à palavra do Salvador não cessa de elevar a Deus, em cada celebração eucarística e litúrgica, a oração do Pai Nosso com a invocação «Venha a nós o vosso Reino». E assim a oração quotidiana e de modo particular a Eucaristia fazem de nós peregrinos-missionários da esperança, a caminho da vida sem fim em Deus, do banquete nupcial preparado por Deus para todos os seus filhos”, desenvolveu o Papa, na mensagem para o 98.º Dia Mundial das Missões (20 de outubro), que tem como tema ‘Ide e convidai a todos para o banquete’.
As Jornadas Missionárias 2024 têm como tema ‘a oração dos discípulos missionários de Jesus’, começam com o acolhimento, a partir das 09h30 do dia 21 de setembro, e terminam no dia seguinte, 22 de setembro, às 13h00, em Fátima; realizam-se no anfiteatro das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres e no santuário da Cova da Iria.
Como conferencista, as Obras Missionárias Pontifícias – Portugal convidaram o padre padre Dinh Anh Nhue Nguyen, secretário-geral da União Missionária Pontifícia (UMP), e diretor do Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM), em Roma, desde 2021.
O sacerdote vietnamita pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais, é membro da província religiosa de Varsóvia (Polónia), formou-se em Engenharia Electrónica, na Universidade Estatal de Tula, Rússia, em 1994, obteve o bacharelado em Teologia, na Pontifícia Faculdade Teológica São Boaventura in Urbe (Seraphicum), em 2001, e o doutoramento em Teologia Bíblica, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em 2006.
Com 54 anos de idade, o padre padre Dinh Anh Nhue Nguyen “é autor de numerosos livros e artigos científicos e fala sete línguas”, por exemplo é o fundador e diretor do Instituto Franciscano de Estudos Teológicos Asiáticos (FIATS), criado em 2015, na Pontifícia Faculdade Teológica São Boaventura.
(Com Ecclesia)