Encontro tem a duração de três dias
A comunidade Obra de Maria, uma das novas comunidades de vida consagrada, vai promover uma formação/retiro para leigos e sacerdotes entre os dias 18 e 20 de setembro no Centro Pastoral Pio XII em Ponta Delgada, aberta a toda a diocese.
A iniciativa intitulada “José, o Sonhador”, baseada no Antigo Testamento, será orientada por José Prado Flores, fundador da Escola de Evangelização de Santo André e Angela Chineze e terá como assistente, também, o açoriano Pe Jason Gouveia, que desde o inicio do ano integra uma das comunidades da Obra de Maria, em São Paulo, no Brasil.
A formação, que é uma iniciativa da Diocese de Angra, estimulada por D. António de Sousa Braga a partir do encontro que teve no Brasil com o próprio José Prado Flores aquando da celebração das bodas de prata da fundação da comunidade, insere-se no âmbito do plano formativo desta comunidade pelo mundo inteiro.
Fundada no Brasil, pelo leigo Gilberto Gomes Barbosa e presente em países como Argentina, Paraguai, Bolívia, Portugal (São Miguel e Fátima), Itália (Roma) e Israel possui, ainda, cinco casas de Missão em África, esta é uma comunidade que trabalha sobretudo com jovens, através da oração e da música, como meios de evangelização.
A Obra de Maria está nos Açores há quatro anos e foi introduzida justamente pelo Pe Jason Gouveia, instalando-se na ouvidoria de Vila Franca do Campo, onde se situa a paróquia de Ponta Garça e depois em Rabo de Peixe, na ouvidoria da Ribeira Grande. Atualmente a Obra de Maria tem dois sacerdotes a proquiar em paróquias da ilha de São Miguel, e na lógica destas novas comunidades, os padres são assitidos por leigos consagrados também da Comunidade.
Cantar, Orar e Comprometer-se. Mais do que três palavras, são os três lemas deste grupo católico, cuja principal missão consiste na organização de peregrinações anuais a lugares santos, como a Terra Santa, Fátima, os Caminhos de São Paulo, entre outros.
As inscrições para esta formação estão abertas até dia 31 de agosto e deverão ser feitas através do endereço eletrónico www.xto.pt. A Associação juvenil é também parceira nesta organização.