“O Senhor na Coluna- um tesouro a descobrir”, novo livro de António Pedro Costa

Foi lançado no âmbito do 432º aniversário da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande

Foto: Igreja Açores/APC

O Museu Vivo do Franciscanismo acolheu, na passada sexta-feira, o lançamento da obra “O Senhor na Coluna – um tesouro a descobrir”, de autoria de António Pedro Costa, inserido no 432º aniversário da Misericórdia da Ribeira Grande, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

Este trabalho tem o propósito, de acordo com o autor, “de valorizar” a candidatura da Procissão dos Terceiros da Ribeira Grande ao inventário nacional do Património Cultural Imaterial, como forma de “enfatizar a sua profunda e perene relevância cultural e religiosa na cidade”.

“Esta é uma procissão que atravessa o tempo e se revela como uma das tradições mais emblemáticas desta terra, onde o eco do franciscanismo se cruza com a alma açoriana” refere ainda a nota.

Para António Pedro Costa, “esta obra é marcada por cruzamentos: entre o passado e o presente, entre a fé e a nossa identidade, entre o culto do Senhor Santo Cristo dos Terceiros e o do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com um denominador comum, a figura ímpar de Madre Teresa da Anunciada, que uniu os elementos sagrados e humanos relativos à paixão de Cristo, que hoje florescem dentro dos umbrais conventuais do Santuário da Esperança e que aqui neste lugar onde nos encontramos ela desde criança aprendeu de sua mãe, Dona Maria do Rego Quintanilha”, cita a nota.

As memórias do Senhor Santo Cristo atado à Coluna da Ribeira Grande continuam a erguer-se como uma ponte entre os séculos, onde a fé do povo se entrelaça com o tempo, tecendo uma moldura de devoção que atravessa gerações. A Ordem Terceira, guardiã deste culto, espalhou gestos de fé por cada recanto de oito das 9 ilhas dos Açores, mormente na costa norte, plantando sementes de esperança que floresceram com cada ato de devoção.

Por outro lado, o livro, agora lançado, é também um convite a desvendar as raízes da Misericórdia da Ribeira Grande e o contexto que a rodearam, pelo que nas suas páginas, ergue-se a voz dos que sonharam e a construíram, dos que, com gestos determinados desbastaram o caminho e teceram o destino daquela Santa Casa.

O Prefácio foi do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos e o Posfácio de Duarte Nuno Chaves, tendo marcado presença no lançamento o Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro e o Presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Guadêncio, entre outros.

Foto: Igreja Açores/APC

A vasta assistência foi contemplada com a atuação do prestigiado Coral de S. José, dirigido pelo Maestro Luís Carreiro, que preparou uma apresentação polifónica, oferecendo momentos musicais marcantes.

 

Scroll to Top