Reitor do Seminário Episcopal de Angra é o convidado do Programa de Rádio Igreja Açores
O Seminário vai continuar a ter um papel importante no acompanhamento e discernimento vocacional de jovens, garantindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento de todos os candidatos ao sacerdócio que aceitaram ir para o Porto e todos os futuros sacerdotes diocesanos já que o último ano- pastoral- e o ano de estágio serão obrigatoriamente feitos na diocese. A garantia é dada pelo reitor, padre Emanuel Valadão Vaz na entrevista ao programa de Rádio Igreja Açores que retomou este domingo a sua periodicidade semanal, aos domingos, ao meio dia na Antena 1 Açores e no rádio Clube de Angra.
O sacerdote, nesta entrevista, explica o processo que levou à decisão de enviar alunos para o Seminário do Porto e a celeridade com que todo o processo decorreu.
“Ninguém na equipa formadora- dois padres e três leigos- esperava que no final deste ano letivo a decisão já estivesse implementada” referiu o padre Emanuel Valadão Vaz reconhecendo que a mesma vinha a ser ponderada já há algum tempo, desde logo pela questão numérica- “ a comunidade era muito pequena”- mas também pela questão académica. Além da licenciatura os alunos vão poder fazer o mestrado em Teologia e isso pode ser vantajoso para os próprios, que estando seis anos no Seminário não obteriam o título académico.
“Há um aluno dos dois que iriam frequentar o ano pastoral (6ºano) que decidiu ficar e também esse vai ter uma experiência nova que é a de ficar a residir com um sacerdote e fazer o ano de pastoral com a mão na massa: percebendo exatamente o que é a vida de um padre e isso será bom também para o seu próprio discernimento” referiu o sacerdote.
“Ficará a fazer as aulas aqui no Seminário e residirá com um pároco, onde poderá experimentar a verdadeira comunhão que é fundamental na vida de um padre. Esta pode ser uma vertente que pode ajudar o aluno a integrar -se mais e a discernir melhor”, esclarece.
Relativamente à experiência encetada no ano passado diz que foi positiva mas não teve oportunidade de expressar a sua verdadeira potencialidade.
Nesta entrevista o sacerdote fala também da nova vida deste espaço, no coração da cidade de Angra, que agora estará apto a receber retiros- já estão marcados encontros dos Cursilhos de Cristandade, do movimento da Mensagem de Fátima e das Equipas de Nossa Senhora- e aguarda-se que haja interesse por parte de jovens universitários a estudar na Terceira, e que estejam ligados à Igreja ou queiram participar numa experiência pastoral, a residir nestas instalações mediante o pagamento de uma renda.
“A primeira coisa que queremos é que este espaço continue a ser um espaço de aprofundamento espiritual, mas caberão outras atividades como esta residencial mas sem transformar o Seminário numa residência universitária”, explicita.
A entrevista com o padre Emanuel Valadão Vaz pode ser ouvida no sítio www.igrejaacores.pt