A ideia tem sido defendida por Silvério Fidalgo, diácono da arquidiocese de Toronto, convidado para pregar nas Festas de Nossa Senhora das Neves, na Relva.
Os ensinamentos de Jesus devem estar presentes na conduta dos homens “neste mundo” porque o “encontro com Deus faz-se neste planeta”, disse o pregador convidado para as Festas de Nossa Senhora das Neves, que se realizam na Relva, na ilha de São Miguel, entre os dias 30 de julho e 5 de agosto.
Durante o tríduo preparatório, que termina hoje, e partindo sempre do Evangelho e das leituras do dia, Silvério Fidalgo, diácono permanente na Arquidiocese de Toronto, na Igreja de St Patrick, em Mississauga, natural da Relva, tem sublinhado a importância de um “verdadeiro encontro com Deus” mesmo “quando as adversidades são grandes”.
Em declarações ao Portal da Diocese, Silvério Fidalgo reconhece que “não é fácil para alguém que está em dificuldades perceber os ensinamentos de Deus e considerar que Ele possa estar no seu caminho”.
O pregador das Festas de Nossa Senhora das Neves diz, no entanto, que “é importante que as pessoas não se sintam abandonadas” porque “não andam sozinhas” e, muitas vezes “são as cabeçadas que se dão que tornam tudo mais difícil”.
As pregações desenvolvidas a partir da liturgia têm tido como ponto de partida a ideia de que todos os cristãos devem “ir ao encontro do reino de Deus”.
As festividades de verão em honra de Nossa Senhora das Neves, padroeira da Relva, são presididas pelo Bispo de Angra.
O dia mais solene das festas será domingo, dia 3 de agosto, com a realização da Eucaristia Solene de Nossa Senhora das Neves – Santa Maria Maior, com pregação, celebração Batismal e acompanhada pelo Coro Litúrgico da Paróquia.
À tarde, pelas 18h00, haverá um momento de oração, seguindo-se a saída da Procissão Solene em honra de Nossa Senhora das Neves, presidida por D. António de Sousa Braga, com o giro habitual acompanhada por Filarmónicas, Romeiras, Romeiros, Escoteiros, Bombeiros, Mordomos do Espírito Santo, Grupos Folclóricos, Entidades Oficiais e Particulares, e o povo em geral.
No dia 4 de agosto, haverá ainda a Eucaristia por todos os Benfeitores da Paróquia, incluindo os Emigrantes e no dia seguinte, a partir das 23h50 será feita a despedida da Imagem de Nossa Senhora das Neves no adro da igreja.
Estas festas em honra de Nossa Senhora das Neves são também as festas de verão da freguesia e, por isso, associado a este programa religioso há um vasto leque de eventos de cariz cívico e cultural de onde se destaca a realização de um torneio de futsal, provas de atletismo, peddy paper e ciclismo e concertos.
No dia 2 de agosto o destaque vai para a realização da XXIIª edição do Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, promovido pela Junta de Freguesia e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.
As festas encerram no dia 5 de agosto com um concerto da filarmónica Nossa Senhora das Neves.