Este é o tema de partida para uma conferência organizada pela Ouvidoria do Nordeste no próximo dia 20 de fevereiro.
A Ouvidoria do Nordeste vai promover no próximo dia 20 de fevereiro, pelas 20h00, em Sto António do Nordestinho, uma conferência sobre o Contributo da Religiosidade Popular para a Nova Evangelização, com o Pe João Chaves Bairos, sacerdote do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).
Esta conferência que contará ainda com a participação do Pe Jason Gouveia, que irá apresentar o seu novo trabalho discográfico – Cristo Reina- insere-se no âmbito do trabalho que esta Ouvidoria, liderada pelo Pe Agostinho Lima, tem desenvolvido neste novo ano pastoral que tem por lema a Comunicação e a Evangelização.
“Concluímos que se deveria apostar um pouco mais na Nova Evangelização, porque na nossa Ouvidoria se privilegia muito a Religiosidade Popular. É a ermida do Pranto. São as inúmeras romarias que daqui saem e as que pernoitam em Nordeste. Para já não falar da Nova Evangelização de que muito se fala, mas…pouco avança. É matéria sempre lecionada, mas de que nunca se faz uma avaliação séria” disse ao Portal da Diocese Agostinho Lima.
Neste contexto a Ouvidoria já promoveu uma sessão de formação sobre a Comunicação Social e a Nova Evangelização e, durante todo este mês, todos os movimentos e grupos paroquiais, foram convidados a animar as eucaristias das várias paróquias que integram a Ouvidoria.
“Escuteiros, Catequese, Romeiros têm a seu cuidado a organização das eucaristias dominicais, não só no que concerne à escolha de cânticos, comentários apropriados e, por vezes, fazem a homilia escrita, o que é muito bem aceite pela comunidade. Escolhem os instrumentos musicais e músicos, o que tem constituído uma enorme festa”, conclui o Ouvidor.
No próximo dia 20 de fevereiro a conferência “O contributo da Religiosidade popular para a nova evangelização” e o momento musical com o Pe Jason Gouveia é aberto ao público em geral.